O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. 5 mulheres que estão mudando a cara da Arquitetura

5 mulheres que estão mudando a cara da Arquitetura

5 mulheres que estão mudando a cara da Arquitetura
5 mulheres que estão mudando a cara da Arquitetura

Pela primeira vez na história são as mulheres que estão projetando nossos ambientes construídos. Em uma esfera normalmente associada à imagem masculina, finalmente as mulheres conquistaram um espaço no mundo do projeto e estão sendo reconhecidas por seus interessantes trabalhos. O documentário Making Space é uma oportunidade para compreender o que está acontecendo na arquitetura contemporânea, os novos descobrimentos e como estas mudanças estão ligadas ao papel feminino no campo arquitetônico.

Alice Shure e Janice Stanton, fundadoras da Amici Productions LLC, apaixonadas pela arte, decidiram criar um documentário, um registro visual para as futuras gerações de arquitetas de todo o mundo. Para concretizar este projeto, lançaram a campanha no Kickstarter para angariar fundos para cobrir os gastos de pós-produção (edição, aluguel de ilha de edição, compositor, trabalhos gráficos, produção do DVD).

Após três anos e meio de entrevistas com mais de 30 arquitetas, Shure e Stanton selecionaram cinco mulheres que desempenham um papel importante na arquitetura de nossos dias. O documentário busca mostrar o que acontece "atrás das câmeras", o dia a dia destas profissionais, e as histórias de como chegaram ao topo da arquitetura em um mundo dominado por homens.

Quer saber quem são estas mulheres?

Anabelle Selldorf, arquiteta alemã fundadora do Selldorf Architects, escritório estabelecido em Nova Iorque especializado em arquitetura e projetos de interiores. Seus projetos incluem a Neu Galerie de Nova Iorque, a renovação do Sterling and Francine Clark Art Institute e o Instituto para o Estudo do Mundo Antigo (ISAW).

Courtesy of Selldorf Architects, via Blouin Art Info
Courtesy of Selldorf Architects, via Blouin Art Info

Odile Decq nasceu na França em 1955 e se formou no Instituto de Estudos Políticos de Paris em 1978, obtendo seu título em Urbanismo e Planejamento. É conhecida por seus projetos de habitação em Paris e dois edifícios para o Banco Popular da França. Em 2001 projetou uma expansão para o Museu de Arte Contemporânea de Roma e em 2011 o Restaurante L'Opera, na Opera de Garnier em Paris. Atualmente é diretora do escritório francês Odile Decq e professora na École Speciale d'Architecture, onde foi eleita chefe de departamento em 2007.

Courtesy of FutureGiraffes.com
Courtesy of FutureGiraffes.com

Farshid Moussavi, é uma arquiteta iraniana criada na Inglaterra. É diretora do escritório Farshid Moussavi Architecture em Londres, firma especializada em projetos que integram arquitetura, urbanismo e paisagismo.Seu trabalho inclui o recente Museu de Arte Contemporânea de Cleveland, Ohio. Foi sócia do reconhecido escritório Foreign Office Architects (FOA), estabeleciado depois de ter ganho o concurso para construir o Terminal Internacional de Yokohama no Japão em 1995. Além disso, é professora na School of Design de Harvard.

© Harvard GSD
© Harvard GSD

Marianne McKenna nasceu em Montreal, Québec. Estudou no Swarthmore College e fez mestrado na Yale University. McKenna é sócia do estúdio KPMB onde já chefiou uma série de projetos culturais, educacionais e empresariais, como a renovação do Orchestra Hall e a Escola de Administração da Universidade de Concórdia. No ano passado foi nomeada Oficial da Ordem do Canadá pelo Governador David Johnston.

Courtesy of Ann Marsden (CNW Group / KPMB Architects)
Courtesy of Ann Marsden (CNW Group / KPMB Architects)

Kathryn Gustafson, arquiteta e paisagista em Washington, D.C., sua marca é a criação de paisagens escultóricas únicas. Como sócia do escritório Gustafson-Porter, trabalha principalmente na esfera civil, institucional e corporativa. Dentre seus projetos estão o Parque Cultural Westergasfabriek em Amsterdã e o Gardens by the Bay em Singapura. Gustafson é membro honorário do Instituto Real de Arquitetura Britânica e possui uma medalha da Academia Francesa de Arquitetura.

Cortesia de  Gustafson-Porter
Cortesia de Gustafson-Porter

Deixamos aberta a pergunta para nossas leitoras e leitores: Quais seriam as arquitetas brasileiras que estão mudando a cara da arquitetura hoje?

Sobre este autor
Pola Mora
Autor
Cita: Mora, Pola. "5 mulheres que estão mudando a cara da Arquitetura" [5 Mujeres cambiando la cara de la Arquitectura] 14 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/152922/5-mulheres-que-estao-mudando-a-cara-da-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.