O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Kiruna, na Suécia, terá seu centro inteiramente relocado

Kiruna, na Suécia, terá seu centro inteiramente relocado

Kiruna, na Suécia, terá seu centro inteiramente relocado
Kiruna, na Suécia, terá seu centro inteiramente relocado, Plano 'Kiruna 4-Ever'. Cortesia de White
Plano 'Kiruna 4-Ever'. Cortesia de White

Todo mundo conhece o incômodo que é mudar de casa, no entanto, os moradores de Kiruna, uma pequena cidade sueca de 18 mil habitantes, estão enfrentando uma tarefa um pouco mais difícil: mudar a cidade inteira.

Por mais de 100 anos, os habitantes de Kiruna desenvolveram o centro de sua cidade ao redor da maior mina de ferro do mundo, explorada pela companhia estatal Luossavaara-Kiirunavaara AB (LKAB). Em 2004, a LKAB comunicou que, para que as extrações de ferro continuassem, seria necessário realizar escavações ainda mais profundas, abalando o solo sobre o qual se localizam 3 mil casas, a Prefeitura da cidade, a estação de trens e uma igreja centenária.

Em resposta, o Conselho Municipal decidiu relocar o centro inteiro da cidade duas milhas a leste.

Saiba mais a seguir...

Rachaduras no solo devido à exploração das minas de ferro farão com que a cidade se desloque duas milhas para leste. Cortesia de Kiruna Kommun
Rachaduras no solo devido à exploração das minas de ferro farão com que a cidade se desloque duas milhas para leste. Cortesia de Kiruna Kommun

As despesas da relocação serão pagas pela companhia, que calcula os gastos em mais de um bilhão de dólares - uma fração dos lucros da LKAB - contando a demolição dos edifícios condenados, a desmontagem e remontagem dos ícones locais e os novos projetos e construções.

"A parte difícil é ir até a casa das pessoas e dizer a elas que têm que se mudar", diz Anders Lindberg, porta voz da LKAB.

Em março de 2013, a proposta "Kiruna 4-Ever" de White Arkitekter e Ghilardi + Hellsten, foi selecionada dentre uma série de outras propostas que especulavam a reorientação da cidade para as próximas décadas. O projeto apresentava uma nova localização para as 3 mil casas deslocadas, diversos hotéis e novos espaços para escritórios, órgãos públicos e estabelecimentos comerciais, proporcionando diversidade econômica para a atual "monofuncionalidade" da cidade.

O planejamento da cidade prevê uma expansão para leste. Cortesia de White
O planejamento da cidade prevê uma expansão para leste. Cortesia de White

Kristina Zakrisson, comissária de Kiruna, está pronta para a mudança. "Idealmente, nós fecharíamos o centro da cidade na sexta-feira e reabriríamos no novo centro na segunda-feira seguinte. Isto pode não ser realista, mas queremos tornar isto o mais coerente possível." As lojas locais, entretanto, percebem que não é tão fácil assim, pois mudar tão rapidamente pode lhes custar seus fiéis fregueses. O plano dá às lojas até dez anos para se mudarem.

Imagem dos limites da cidade. Cortesia de White
Imagem dos limites da cidade. Cortesia de White

Krister Lindstedt, arquiteto do escritório White Arkitekter, enxerga isso como uma oportunidade para a cidade recomeçar. "Kiruna construiu uma cidade que as pessoas na realidade não querem", sugerindo que a fragmentação e baixa densidade da cidade não contribuíram para o surgimento de uma população sustentável.

Os planejadores estimam que a completa migração se dê dentro de 20 ou 25 anos. Neste meio tempo, uma nova Prefeitura será concluída em 2016, e servirá de âncora para a futura expansão.

Novo centro da cidade. Cortesia de White
Novo centro da cidade. Cortesia de White

Referências: The Atlantic Cities, The Wall Street Journal, The Independent, White

Sobre este autor
Jose Luis Gabriel Cruz
Autor
Cita: Gabriel Cruz, Jose Luis. "Kiruna, na Suécia, terá seu centro inteiramente relocado" [ Architects to Relocate Entire City Two Miles Over] 07 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/151173/kiruna-na-suecia-tera-seu-centro-inteiramente-relocado> ISSN 0719-8906