O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. #Encaja_dos: Uma galeria de arte efêmera em uma esquina de Barcelona

#Encaja_dos: Uma galeria de arte efêmera em uma esquina de Barcelona

#Encaja_dos: Uma galeria de arte efêmera em uma esquina de Barcelona
#Encaja_dos: Uma galeria de arte efêmera em uma esquina de Barcelona , Cortesia de  lagaleriademagdalena.com
Cortesia de lagaleriademagdalena.com

Em uma esquina do bairro Born, em Barcelona, havia um terreno vazio completamente abandonado que já não era mais valorizado pelos vizinhos. Por este motivo, a equipe de lagaleriademagdalena e o fotógrafo Joan Tomás conceberam, em junho de 2012, a intervenção #Encaja_dos que, a partir de retratos de pessoas incorporados às paredes, converteu o espaço em uma galeria de arte ao ar livre.

Entretanto, no início deste ano o espaço voltou a ter um aspecto descuidado, em parte pelo lixo que se acumulou e porque foram pregados cartazes publicitários sobre as fotos sorridentes das pessoas. Assim, a equipe responsável pela primeira intervenção decidiu lançar uma segunda, em junho deste ano, junto a uma campanha de financiamento coletivo.

A seguir mais imagens e detalhes.

#Encaja_dos: Uma galeria de arte efêmera em uma esquina de Barcelona #Encaja_dos: Uma galeria de arte efêmera em uma esquina de Barcelona #Encaja_dos: Uma galeria de arte efêmera em uma esquina de Barcelona #Encaja_dos: Uma galeria de arte efêmera em uma esquina de Barcelona + 11

A campanha de crowdfunding criada para a intervenção tinha como meta arrecadar €1.000, mas em nove dias chegou a €1.300. O trabalho de habilitação do espaço foi feito em quatro etapas. A primeira consistiu em limpar o terreno e igualar os muros para então colocar as novas fotos. Como a ideia era manter parte da exposição anterior, foram recuperadas as fotos que ainda estavam em bom estado e os novos espaços vazios que não receberiam mais fotos foram pintados de azul turquesa. Quanto ao piso, foi coberto de branco e cinza, cores que destacam as fotos em preto e branco dos vizinhos.

Cortesia de verkami.com
Cortesia de verkami.com

A segunda etapa tinha como objetivo fornecer ao setor equipamento para que as pessoas tivessem comodidade enquanto visitassem o espaço. Desta forma, optou-se por pallets de madeira, tanto para servir de assento como para serem usados como floreiras. Como a equipe seria responsável pelo local durante a exposição, os vizinhos se ofereceram para regar as plantas.

Cortesia de verkami.com
Cortesia de verkami.com

Uma vez que o espaço já tinha condições de voltar a ser usado como galeria de arte, o fotógrafo Joan Tomás foi ate lá para fotografar os vizinhos do mesmo modo que fez na primeira versão de #Encaja_dos. Para isso, ocupou uma caixa de madeira parecida com uma cabine de fotos, dando a impressão de as pessoas estarem com todo o corpo dentro dela, o que nas fotos finais é visto como se estivessem embutidas nos muros da rua. Esta terceira fase foi batizada de “Photocall Cidadão”.

Cortesia de  lagaleriademagdalena.com
Cortesia de lagaleriademagdalena.com

A quarta etapa consistiu na construção das caixas de madeira onde as novas fotos foram enquadradas e como se as pessoas estivessem incorporadas à parede. Por fim, a inauguração do novo espaço público foi feita com um piquenique para o qual foram convidados os vizinhos do local e outros artistas que também ajudaram a montar a intervenção.

Cortesia de verkami.com
Cortesia de verkami.com

Por Constanza Martínez Gaete, via Plataforma Urbana. Tradução Naiane Marcon, ArchDaily Brasil.


Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "#Encaja_dos: Uma galeria de arte efêmera em uma esquina de Barcelona " 04 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/150476/number-encaja-dos-uma-galeria-de-arte-efemera-em-uma-esquina-de-barcelona> ISSN 0719-8906