O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Outras Ações na Cidade: Praça das Artes

Outras Ações na Cidade: Praça das Artes

Outras Ações na Cidade: Praça das Artes
Outras Ações na Cidade:  Praça das Artes, © Nelson Kon
© Nelson Kon

Concebido como um anexo-satélite do Teatro Municipal, com a expansão do edifício do Conservatório Dramático Musical, o conjunto da Praça das Artes foi feito para abrigar a sede dos corpos artísticos da cidade (orquestras, quartetos de cordas e corais), além de escola de música, escola de dança e centro de documentação musical. Obra da Secretaria Municipal de Cultura, instalou-se em um miolo de quadra consolidado no centro histórico de São Paulo, entre o Vale do Anhangabaú, a Rua Conselheiro Crispiniano e a Avenida São João, realizando uma importante costura urbana.

Essa, aliás, é uma característica notável de uma série de edifícios marcantes naquela área, como as galerias comerciais que interligam ruas atravessando quarteirões. No entanto, diferentemente daquelas, o conjunto da Praça das Artes teve de lidar desde o início com a falta de um perímetro claro para a edificação, fugindo das construções vizinhas remanescentes, grudando-se em empenas cegas e deixando áreas vazias para o estar e a circulação pública. Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz e Marcos Cartum, nesse sentido, foram muito hábeis em explorar ao máximo, através de uma leitura do contexto, o sentido de costura urbana pela fragmentação que dá a linguagem poética da obra. Assim, são vários os conjuntos edificados na Praça das Artes, com alturas e cores distintas, e interligados por elementos singulares como passarelas e rampas-túnel, e não por sistemas seriais de circulação à vista. Tudo isso é potencializado pela miríade de aberturas em ritmos irregulares nas fachadas de concreto, que reforça o sentido de aleatoriedade voluntariamente buscado pelos arquitetos.

Inaugurada três décadas depois do Sesc Pompeia e do Centro Cultural São Paulo, essa obra de escala urbana renova a presença de uma inteligência arquitetônica na construção da cidade de São Paulo, reaproximando de forma aberta e porosa os modos de fazer a cidade e os modos de usá-la.

Participantes: Brasil Arquitetura e Marcos Cartum, Praça das Artes, São Paulo, Brasil e Nelson Kon, fotos Praça das Artes, São Paulo, Brasil

Endereço: Avenida São João, 281 – Sé

Período da X Bienal de Arquitetura de São Paulo: 12 de outubro a 01º de dezembro.

Outras Ações na Cidade : Eventos que acontecem em outros locais da cidade. Consulte a programação para saber mais sobre passeios guiados e outras ações que acontecem por São Paulo durante a X Bienal de Arquitetura de São Paulo.

Sobre este autor
Joanna Helm
Autor
Cita: Joanna Helm. "Outras Ações na Cidade: Praça das Artes" 01 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/150311/outras-acoes-na-cidade-praca-das-artes> ISSN 0719-8906