O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Exposição Theo Jansen: Animais que se alimentam de vento / Theo Jansen + Earthscape

Exposição Theo Jansen: Animais que se alimentam de vento / Theo Jansen + Earthscape

Exposição Theo Jansen: Animais que se alimentam de vento / Theo Jansen + Earthscape
Exposição Theo Jansen: Animais que se alimentam de vento / Theo Jansen + Earthscape, © Earthscape/Yusuke Komatsu
© Earthscape/Yusuke Komatsu

Em uma colaboração entre o paisagista japonês Eiki Danzuka e o artista holandês Theo Jansen - sob a direção de Earthscape - foi realizada a "Exposição Theo Jansen", uma instalação que captura o entorno natural de Oita e a paisagem holandesa, e atrai os visitantes a experienciar um espaço emocionante. Strandbeesten (animais de praia) são enormes estruturas montadas a partir de materiais cotidianos, como tubos plásticos. Suas patas se movem pela força do vento, permitindo-os caminhar.

Mais informações e imagens a seguir.

© Earthscape/Yusuke Komatsu © Earthscape/Yusuke Komatsu © Earthscape/Yusuke Komatsu © Earthscape/Yusuke Komatsu + 22

Estas formas de vida são uma atração misteriosa, e continuam a ser trabalhadas por Jansen. Os animais de praia atravessaram oceanos para chegar às florestas de Oita. 

© Shin Suzuki
© Shin Suzuki

A exposição se estrutura em três áreas: mar, vida e floresta, permitindo que o visitante experimente inteiramente a evolução dos Strandbeesten. Assim como as paisagens naturais da Holanda e de Oita estão conectadas por horizontes, também o estão todas as coisas que vivem conectadas. Para expressar estas "linhas" de conexão, colocou-se diversas informações, como palavras, fotografias e imagens entre a entrada e a saída da exposição.

© Earthscape/Yusuke Komatsu
© Earthscape/Yusuke Komatsu

Conceito da Instalação: Do Mar à Floresta

Uma parte dos animais vêm do mar à floresta. Vivem através do vento da praia e, com o passar do tempo, evoluem. A floresta e o mar se conectam como uma forma de via única. Sem aquela, este não existe. Assim como os seres humanos, que evoluíram a partir dos oceanos, os animais deixaram sua praia e começaram a evoluir para a floresta. 

© Earthscape/Yusuke Komatsu
© Earthscape/Yusuke Komatsu

mar é um lugar onde se pode sentir a praia e o vento. Trata-se de um lugar de onde os Strandbeest  foram extintos durante o percurso evolutivo. Uma camada de areia branca foi colocada em parte da exposição, incluindo conchas, troncos de madeira e a flora das praias de Scheveningen.

© Shin Suzuki
© Shin Suzuki

A vida é uma área onde os visitantes aprendem sobre o processo de construção dos Strandbeest,e onde as crianças sopram vida através dos tubos de plástico.

© Earthscape/Yusuke Komatsu
© Earthscape/Yusuke Komatsu

E, finalmente, a floresta é uma área onde se pode ver o movimento dos Strandbeest. Galhos de árvores e bambu foram colocados para que ps animais comecem seu caminho em direção à floresta de Ueno.

Diagrama
Diagrama

Traçou-se, na parede, uma linha ao nível dos olhos. A linha aparece no espaço sob várias formas, às vezes como texto, às vezes como o contorno de uma paisagem, e em outros momentos como o nível da água. A linha apresenta muitos tipos de informação, incluindo informações sobre os animais, o vento, o bosque e a natureza de Oita e dos Países Baixos.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
José Tomás Franco
Autor
Cita: Franco, José Tomás. "Exposição Theo Jansen: Animais que se alimentam de vento / Theo Jansen + Earthscape" [Exposición Theo Jansen: Animales que se alimentan de viento / Theo Jansen + Earthscape] 22 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/147803/exposicao-theo-jansen-animais-que-se-alimentam-de-vento-slash-theo-jansen-plus-earthscape> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.