O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Seminário “Favela e Periferia: estratégias de intervenção em áreas de interesse social”, na FAU-UFRJ

Seminário “Favela e Periferia: estratégias de intervenção em áreas de interesse social”, na FAU-UFRJ

  • 21:20 - 23 Agosto, 2013
Seminário “Favela e Periferia: estratégias de intervenção em áreas de interesse social”, na FAU-UFRJ
Seminário “Favela e Periferia: estratégias de intervenção em áreas de interesse social”, na FAU-UFRJ

O Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da FAU/UFRJ (PROURB/FAU/UFRJ)convida a comunidade acadêmica e profissional para o I INOVAURBE - Seminário Internacional Inovação & Urbanismo, que acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro no Auditório Paulo Santos, FAU/UFRJ. O tema do seminário nessa primeira edição será “Favela e Periferia: estratégias de intervenção em áreas de interesse social”.

As áreas informais em favelas ou na periferia, seja na cidade do Rio de Janeiro ou em outras cidades no Brasil e no exterior, vêm ganhando destaque no âmbito das políticas públicas. Em diferentes cidades, programas de segurança pública, melhorias urbanísticas e novas modalidades de transporte interno estão sendo implementados, os quais alteram significativamente as relações sociais e o cotidiano dessas áreas, bem como a paisagem e o tecido urbano.

Este seminário internacional tem por objetivo debater as intervenções urbanísticas em áreas de interesse social com foco nas questões de mobilidade, acessibilidade, segurança e inclusão sócio-espacial. A proposta é trazer um olhar interdisciplinar, comparativo e crítico sobre esse tema. As reflexões produzidas no Seminário darão suporte ao trabalho projetual a ser desenvolvido no Workshop "O caso dos espaços residuais do Complexo do Alemão".

Através do encontro entre a academia e a realidade da cidade, o Seminário se propõe a reunir professores, pesquisadores, profissionais e estudantes para troca de ideias em torno deste importante tema. O Seminário realizará atividades formativas, com participação de acadêmicos e de alguns atores relevantes, que possam contribuir com estudos e experiências para a visão da cidade em suas distintas dimensões - social, cultural, histórica, comercial, ambiental, urbana, geográfica, política.

Para conhecer os participantes do seminário, visite a página do PROPURB/FAU/UFRJ.

Data: 17 e 18 de outubro

Local: Auditório Paulo Santos, FAU-UFRJ

Endereço: Av Pedro Calmon 550, Prédio da Reitoria, 4º andar, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro – RJ


Como parte da programação do I INOVAURBE, dos dias 21 a 25 de outubro acontecerá o workshopO caso dos espaços residuais do Complexo do Alemão”, no Studio-X Rio.

Os espaços residuais do teleférico no Complexo do Alemão são o objeto de intervenção neste workshop. Eles surgem após a construção do teleférico que percorre grande parte do bairro, localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Devido à implantação do teleférico, criam-se novos vazios urbanos, tanto para a implantação das estações, como para a fundação dos grandes pilares que sustentam o sistema de cabos deste modal. São 25 pilares, que surgem de uma problemática técnica, mas que, por sua vez, criam no tecido urbano uma série de novos espaços livres.

Estes espaços, se tratados desde sua origem, podem contribuir para a favela com novos espaços públicos conectados e apropriáveis, de grande valor quando pensados a partir de uma perspectiva integradora, que antecipa a apropriação informal; ou para a degradação, quando se transformam em "terra de ninguém". O workshop toma como objeto de reflexão o Complexo do Alemão de forma a trabalhar propostas para alguns dos novos vazios que a favela concentra, estudando-os, analisando-os e projetando possíveis desenhos de espaço público e de infraestrutura comunitária para esses locais.

O Seminário e Workshop também objetivam gerar uma transferência de conhecimentos entre os pesquisadores e as escolas participantes, e, por sua vez, criar um ambiente de reflexão através do cruzamento metodológico, visando o projeto urbano nos espaços residuais do Complexo do Alemão. Trata-se de uma instância de estudo, reflexão e desenho, onde as diferentes visões podem aportar novos enfoques ao estudo da cidade e valorização de suas formas de ocupação, integrando escolas e saberes na busca de soluções inovadoras para os problemas urbanos, de ordem mundial.

Data: 21 a 25 de outubro

Local: Studio-X Rio

Endereço: Praça Tiradentes, 48, Centro – Rio de Janeiro - RJ

  • Título

    Seminário “Favela e Periferia: estratégias de intervenção em áreas de interesse social”,
  • Website

  • Organizadores

  • De

    17 de Outubro de 2013, 00:00
  • Até

    18 de Outubro de 2013, 00:00
  • Onde

    Auditório Paulo Santos, FAU-UFRJ
  • Endereço

    Avenida Pedro Calmon, 550 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro, 21941-596, Brazil

Para mais informações e para realizar a inscrição no seminário e no workshop, por favor, visite a página do evento.


Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: "Seminário “Favela e Periferia: estratégias de intervenção em áreas de interesse social”, na FAU-UFRJ" 23 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/146487/seminario-favela-e-periferia-estrategias-de-intervencao-em-areas-de-interesse-social-na-fau-ufrj> ISSN 0719-8906