O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Projeto de Centro de Treinamento em Mocuba / Architecture for a Change

Projeto de Centro de Treinamento em Mocuba / Architecture for a Change

Projeto de Centro de Treinamento em Mocuba / Architecture for a Change
Projeto de Centro de Treinamento em Mocuba / Architecture for a Change , © Architecture for a Change (PTY) LTD
© Architecture for a Change (PTY) LTD

© Architecture for a Change (PTY) LTD © Architecture for a Change (PTY) LTD © Architecture for a Change (PTY) LTD © Architecture for a Change (PTY) LTD + 16

Mocuba é uma cidade de Moçambique na província de Zambézia. Mocuba tem uma população estimada em 70.000 habitantes (relatório de 2008). A cidade atrai muitos viajantes a caminho da fronteira Malawi Milange e uma nova rodovia está sendo construída para unir Mocuba diretamente a sua fronteira.

Implantação
Implantação

Mocuba é uma cidade colonizada, o que pode ser percebido no padrão de planejamento da área formalizada da cidade, com sua divisão triangular do círculo de tráfego. Fora desta rede cresceu um sistema de planejamento mais livre e orgânico. Mocuba estende-se ao longo do rio onde desenvolvimentos existentes estão sendo ampliados e novos têm sido definidos através do crescimento da cidade. O existente está em conformidade com a grade livre que, como os desenvolvimentos planejados, estão previstos em um novo sistema de grade cartesiana.

Diagrama
Diagrama

O local está situado na nova região de desenvolvimento de Mocuba (nº 3 na página 4). Este novo desenvolvimento municipal planeja uma nova universidade a norte do local, alojamentos, comércio e habitação. As estradas foram estabelecidas para o desenvolvimentos e serviços de água e eletricidade serão fornecidos pelo município para o local. O esgoto será tratado em uma latrina fornecida pelo proprietário de cada site. As condições do solo no local parecem estáveis para construção, com baixo teor de argila. Há uma inclinação constante no terreno (+/- 3 m). Uma pequena vila está situada junto ao local. Aqui um bore-hole foi construído para fornecimento de água natural. Assim, o local tem uma water table baixa.

© Architecture for a Change (PTY) LTD
© Architecture for a Change (PTY) LTD

A intervenção do projeto proposto consiste em um desenvolvimento com educação de adultos e treinamento de habilidades como o foco principal. Funções de interligação adicionais consistem de uma área de comércio informal, uma mesquita, centro comunitário e unidades residenciais. A ideia principal é criar um campus onde as funções comerciais, educacionais, religiosas, sociais e residenciais sejam interligadas em um único desenvolvimento, garantindo maior interação entre as diferentes disciplinas e atuando como catalisador dos desenvolvimentos futuros no entorno. As oficinas são, portanto, focadas nas habilidades que envolvem a construção industrial, como fabricação de tijolos, trabalhos em metal e mobiliário. Deste modo, o espaço não somente fornece ensino e prática de habilidades, mas também possibilita a troca dos produtos manufaturados. O projeto reforçará esta ideia ao utilizar as habilidades recém-ensinadas e os produtos manufaturados no local como parte do processo de construção.

© Architecture for a Change (PTY) LTD
© Architecture for a Change (PTY) LTD

A abordagem construtiva implica no uso de materiais manufaturados importados da África do Sul, a partir dos quais serão feitas adições e alterações para completar a oficina com materiais e produtos manufaturados localmente. A oficina e o campus concluídos terão, portanto, uma amálgama de materiais locais e estrangeiros.

© Architecture for a Change (PTY) LTD
© Architecture for a Change (PTY) LTD

A intenção do uso de materiais pré-manufaturados da África do Sul, é fornecer uma base a partir da qual a comunidade possa construir o campus. Ao utilizar materiais manufaturados localmente para completar o campus, um senso de propriedade é gerado entre os usuários do local. O foco é a capacitação de pessoas que fabricam produtos na oficina. Materiais pré-manufaturados incluem: contêineres de transporte reutilizados, estruturas de aço leve pré-fabricado montadas no local. Materiais localmente manufaturados incluem: telas de madeira serradas irregularmente, tijolos e estuque de barro, cobertura em tecido com grama.

Diagrama
Diagrama

As instalações de treinamento de habilidades para adultos proporcionam a oportunidade de aplicar os conhecimentos recentemente adquiridos ao manufaturar produtos e adquirir uma renda com a venda destes nas unidades de comércio propostas no local. As instalações de treinamento de habilidades são destinadas a construção industrial, fornecendo produtos para o desenvolvimento futuro do campus. Uma instalação para as artes e ofícios também é proposta, focando especificamente na educação feminina. As instalações incluem: 1. Manufatura de móveis 2. Trabalho em metal 3. Trabalho em concreto e alvenaria 4. ourives / artesanato. A oficina é disposta em forma de 'L', formando um espaço externo que pode ser utilizado como área adicional de produção. Um layout básico é proposto a oficina, que inclui o seguinte: escritório administrativo, armazém, quintal de secagem, oficinas e pátio conectando as unidades de venda.

Diagrama
Diagrama

As unidades do mercado informal consistem em uma plataforma, espaço de estar e cobertura em tela de madeira. O objetivo da incorporação de unidades de venda é fornecer aos alunos na instalação de treinamento de habilidades a oportunidade de adquirir renda. Unidades de venda são, portanto, posicionadas próximas às oficinas a fim de constituir uma unidade para estas fora da área de produção e venda. O comércio também garantirá uma circulação constante de pessoas no local. As unidades de venda a noroeste são guarnecidas de unidades de jardinagem para estabelecer um mercado de produtos frescos no lado mais movimentado do terreno.

Planta
Planta

O desenvolvimento proposto atuará como um catalisador para a elevação, capacitação e desenvolvimento da comunidade garantindo um modo de vida mais sustentável para o povo de Mocuba. As instalações de treinamento de habilidades, portanto, oferecem inúmeras oportunidades.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Architecture for a Change
Escritório
Cita: Franco, José Tomás. "Projeto de Centro de Treinamento em Mocuba / Architecture for a Change " [Mocuba Training Center Project / Architecture for a Change ] 13 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/145869/projeto-de-centro-de-treinamento-em-mocuba-slash-architecture-for-a-change> ISSN 0719-8906