Estação Costeira de Pesquisas Marítimas / Martin Hurtado Arquitectos

Estação Costeira de Pesquisas Marítimas / Martin Hurtado Arquitectos

Cortesía de Martin HurtadoCortesía de Martin HurtadoCortesía de Martin HurtadoCortesía de Martin Hurtado+ 39

  • Colaboradores:Sebastián Erazo, Iván Salas, Andrés Suarez, Raimundo Arteaga, Benjamin Covarrubias, José Manuel Casas
  • Construtor:Lenti
  • Engenheiro Calculista:Alberto Ramírez Covo
  • Inspeção Técnica:DECON U.C.
  • Eficiência Energética:Bustamante & Encinas
  • água Do Mar:IGD Chile
  • Madeira Laminada:INGELAM
  • Instalações Sanitárias:Ruz&Vukasovic
  • Instalações Elétricas:Proingel Ltda.
  • Climatização:A&P Ingeniería
  • Corrientes Débiles:Dirección de informática U.C.
  • área Terreno:2,4 Hectare
  • Área:696,47 m²
  • Estrutura:Madeira Laminada e Concreto Armado
  • Paredes:Concreto Armado, Divisórias de Madeira
  • Cidade:El Tabo
  • País:Chile
Mais informaçõesMenos informações
Cortesía de Martin Hurtado
Cortesía de Martin Hurtado

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é compreendido como complemento às instalações existentes em Las Cruces para pesquisas e estudos científicos para pós-doutorandos. O edifício atual responde às necessidades de cientistas com residências prolongadas de acordo à duração de suas respectivas pesquisas.

Cortesía de Martin Hurtado
Cortesía de Martin Hurtado

PROJETO

Foi solicitado cerca de 1000 m² de novas instalações implantadas em torno e imediatamente ao norte da construção existente, considerando os serviços técnicos complementares subterrâneos e respeitando a ordem estabelecida pela edificação anterior, com uma praça central rodeada pelas instalações de trabalho e alojamento. Quanto ao programa, solicitaram-se 3 áreas: Área de pesquisa, Área multiuso e o Laboratório Internacional em Mudanças Globais (LINC-Global).

Cortesía de Martin Hurtado
Cortesía de Martin Hurtado

Considerando o anterior e a forma do terreno (uma península com desníveis abruptos, declarada reserva natural sem a ação humana, fechando uma seção de 1 km de costa de 1982, sendo uma das primeiras de seu tipo a nível mundial), o projeto apresenta três volumes paralelos, e distanciados entre si, que privilegiam as vistas ao mar (o objetivo de trabalho e pesquisa), cada um correspondendo a uma das áreas solicitadas, de maneira a autonomizar a volumetria do programa e ganhar liberdade de adequações às necessidades específicas de cada seção.

Cortesía de Martin Hurtado
Cortesía de Martin Hurtado

Estes volumes são conformados por uma sequência de marcos de madeira laminada colada apoiados sobre bases de concreto parcialmente enterradas na pendente do terreno. Estas bases correspondem às instalações de serviços técnicos dos edifícios, como a Sala de Filtragem, a Oficina de Carpintaria, adegas e o Depósito de Mergulho.

Cortesía de Martin Hurtado
Cortesía de Martin Hurtado

DESTINO

Diferentemente do existente, o edifício projetado responde às necessidades solicitadas pela nova carreira de Graduação da Universidade Católica, em Biologia Marinha. Com sua sede docente principal localizada em Santiago, as instalações do projeto apresentam um uso esporádico, sendo sua temporada de maior fluência de usuários nos meses compreendidos entre Novembro e Março, sem superar os 40 alunos utilizando ao mesmo tempo as instalações de laboratórios de pesquisa e complementares, destinados ao apoio e prática de ensino.

Cortesía de Martin Hurtado
Cortesía de Martin Hurtado

Materiais

Nesta obra destaca-se o uso do Revestimento Externo de Fibrocimento Permanit Madeira, da Pizarreño. Esta solução de revestimento é parte de um sistema construtivo seco e de rápida execução, que contribui na resistência térmica, ao fogo e acústica.

Cortesía de Martin Hurtado
Cortesía de Martin Hurtado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Las Cruces, El Tabo, Região de Valparaíso, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação Costeira de Pesquisas Marítimas / Martin Hurtado Arquitectos" [Estación Costera de Investigaciones Marinas (PUC) / Martin Hurtado] 08 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-145266/estacao-costeira-de-pesquisas-maritimas-slash-martin-hurtado-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.