O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. “Dalston House”: uma intervenção urbana que modifica as dimensões espaciais do público

“Dalston House”: uma intervenção urbana que modifica as dimensões espaciais do público

“Dalston House”: uma intervenção urbana que modifica as dimensões espaciais do público
“Dalston House”: uma intervenção urbana que modifica as dimensões espaciais do público, Cortesia de  dezeen.com
Cortesia de dezeen.com

Um garoto andando de skate em um parapeito, um pai lendo uma história a sua filha na beira de uma janela e um homem saltando de uma janela a outra são algumas das ações possíveis em “Dalston House”. Esta intervenção urbana foi criada por Leandro Erlich, um artista plástico argentino que inclui ilusões de ótica e tridimensionalidade em suas exposições.

A instalação foi montada no bairro de Hackney para o Festival de Arquitetura de Londres 2013 e esteve aberta ao público até o dia 4 de agosto. Nela, Erlich usou um modelo de edifício vitoriano instalado na Rua Ashwin, que se caracterizava por este tipo de construção mas cujas edificações foram, em boa parte, destruídas durante a Segunda Guerra Mundial.

A seguir, veja como o artista elaborou esta intervenção.

“Dalston House”: uma intervenção urbana que modifica as dimensões espaciais do público “Dalston House”: uma intervenção urbana que modifica as dimensões espaciais do público “Dalston House”: uma intervenção urbana que modifica as dimensões espaciais do público “Dalston House”: uma intervenção urbana que modifica as dimensões espaciais do público + 10

A fachada da casa vitoriana de tijolos de três andares foi construída especialmente para a intervenção e foi instalada no chão, voltada ao céu. Sobre ela foi colocado um espelho com inclinação de 45º com as mesmas dimensões da fachada para que a casa fosse refletida no chão. Assim, cada pessoa que se sentasse à beira de uma das janelas ou que se estirasse sobre a fachada poderia ver que estava pendurado na casa, ou escalando seus três pisos, modificando a perspectiva do que estava acontecendo de verdade.

Cortesia de yatzer.com
Cortesia de yatzer.com

Erlich disse em uma entrevista ao jornal britânico The Guardian que busca com sua intervenção que “as pessoas percebam que a realidade é o que construímos. Não nos é dada, mas enfrentada e é algo que somos responsáveis. “Com esta mostra de arte interativa, crianças e adultos passaram horas brincando com a fachada, que mudou por completo suas clássicas concepções espaciais e sensoriais.

Cortesia de  itsnicethat.com
Cortesia de itsnicethat.com

Esta foi a reflexão que o artista compartilhou com o público de uma série de apresentações, em que também falou de arquitetura, urbanismo e da história do terreno em Hackney, onde instalou a intervenção, que permanece desocupado desde a  2ª Guerra Mundial e somente recentemente vem sendo objeto de projetos de reabilitação.

Cortesia de  dezeen.com
Cortesia de dezeen.com

Para alguns, a casa se tornou um cenário perfeito para um filme, já que até mesmo o jornal The Guardian comparou a experiência que o público pode vivenciar com o filme Homem-Aranha.

Cortesia de ow-here-this.timeout.com
Cortesia de ow-here-this.timeout.com

“Dalston House” é uma intervenção que já foi testada em Buenos Aires (Argentina), Donetsk (Ucrânia), Linz (Áustria) e Paris (França), e em cada cidade a casa foi adaptada se acordo com sua arquitetura típica mais representativa. Em Londres, foi possível instalá-la graças a recursos doados pelo Arts Council England e pela Embaixada da República Argentina.

Cortesia de blogs.20minutos.es
Cortesia de blogs.20minutos.es

Por Constanza Martínez Gaete, via Plataforma Urbana. Tradução Isabela Costa, ArchDaily Brasil.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "“Dalston House”: uma intervenção urbana que modifica as dimensões espaciais do público" 25 Set 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/142508/dalston-house-uma-intervencao-urbana-que-modifica-as-dimensoes-espaciais-do-publico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.