Em Construção: Costanera Lyon 2 / Eugenio Simonetti + Renato Stewart

Em Construção: Costanera Lyon 2 / Eugenio Simonetti + Renato Stewart
Em Construção: Costanera Lyon 2 / Eugenio Simonetti + Renato Stewart - Imagem 1 de 23
Cortesia de Eugenio Simonetti + Renato Stewart

Em Construção: Costanera Lyon 2 / Eugenio Simonetti + Renato Stewart - Imagem 2 de 23Em Construção: Costanera Lyon 2 / Eugenio Simonetti + Renato Stewart - Imagem 3 de 23Em Construção: Costanera Lyon 2 / Eugenio Simonetti + Renato Stewart - Imagem 4 de 23Em Construção: Costanera Lyon 2 / Eugenio Simonetti + Renato Stewart - Imagem 5 de 23+ 23

Em Construção: Costanera Lyon 2 / Eugenio Simonetti + Renato Stewart - Imagem 17 de 23
Cortesia de Eugenio Simonetti + Renato Stewart

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um volume único como fachada (Performance)

O edifício Costanera Lyon 2 foi projetado com o propósito de negar a tipologia de edificação característica com pano de vidro. Usando a estrutura como volume único com um design passivo excelente, de fácil aquecimento ou resfriamento, sem adição de pele dupla ou alto consumo de energia.

Em Construção: Costanera Lyon 2 / Eugenio Simonetti + Renato Stewart - Imagem 23 de 23
Diagrama
Em Construção: Costanera Lyon 2 / Eugenio Simonetti + Renato Stewart - Imagem 22 de 23
Diagrama

Processo de design como fachada. (Evidência)

O Costanera Lyon 2 foi forçado a utilizar lajes em balanço, a fim de maximizar os metros quadrados do terreno dado. As lajes em balanço propostas não funcionam sob as forças gravitacionais e sísmicas. A solução foi adicionar um conjunto de paredes periféricas a fim de proporcionar rigidez à torção para a estrutura. Para permitir mais vistas a partir do interior, as paredes se tornaram uma série de vigas Vierendeel que suportam a carga de peso morto do edifício em sua fachada. O edifício foi repensado e concebido como um ensaio de elementos pré-fabricados: 21 vigas Vierendeel, 16 lajes, 1 núcleo e 14 colunas de base de tesoura.

Em Construção: Costanera Lyon 2 / Eugenio Simonetti + Renato Stewart - Imagem 19 de 23
Corte

Devido à condição sísmica no Chile, é altamente recomendável construir o protótipo 2 como uma peça única. A fachada se tornou um paradoxo de duas idéias opostas, uma forma de concreto armado que realmente funciona como um castelo de cartas: se um elemento é removido todo o edifício desmoronará.

Em Construção: Costanera Lyon 2 / Eugenio Simonetti + Renato Stewart - Imagem 13 de 23
Cortesia de Eugenio Simonetti + Renato Stewart

Lógica estrutural como fachada (tectônica)

No edifício Costanera Lyon 2 todas as colunas foram removidas do interior dos escritórios. A estrutura foi projetada pelo empilhamento de uma série de vigas Vierendeel na fachada. Cargas verticais e sísmicas funcionam através de um sistema de vigas Vierendeel que originaram uma geometria não-deformável. Um sistema que otimiza o volume e fornece a quantidade certa de rigidez à torção, com um equilíbrio perfeito entre sólidos e vãos para criar espaços internos confortáveis​​.

Em Construção: Costanera Lyon 2 / Eugenio Simonetti + Renato Stewart - Imagem 18 de 23
Planta Pavimento Térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Providencia, Santiago Metropolitan Region, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Em Construção: Costanera Lyon 2 / Eugenio Simonetti + Renato Stewart" [In Progress: Costanera Lyon 2 / Eugenio Simonetti + Renato Stewart] 01 Set 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-137160/em-construcao-costanera-lyon-2-slash-eugenio-simonetti-plus-renato-stewart> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.