O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Cafeterias
  4. Vietnã
  5. Vo Trong Nghia Architects
  6. 2013
  7. Kontum Indochine Café / Vo Trong Nghia Architects

Kontum Indochine Café / Vo Trong Nghia Architects

Kontum Indochine Café / Vo Trong Nghia Architects
© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki
  • Arquitetos

  • Localização

    Kon Tum Province, Vietnã
  • Arquitetos Responsáveis

    Vo Trong Nghia
  • Contratante

    Wind and Water House JSC, Truong Long JSC
  • Área

    551.0 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki + 20

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Kontum Indochine Café foi concebido como parte de um complexo hoteleiro ao longo do rio Dakbla em Kontum City, Vietnã Oriental. Adjacente a Ponte Dakbla, uma porta de entrada para Kontum City, o refeitório serve café-da-manhã, jantar e chá local para os hóspedes do hotel. Ele também funciona como uma sala de banquetes semi-aberta para cerimônias de casamento.

Corte
Corte

Localizado em um terreno de esquina, o Café é composto de dois elementos principais: um edifício principal com um grande telhado horizontal feito de estrutura de bambu e uma cozinha anexa feita de armação e pedras de concreto.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

O edifício principal tem uma planta retangular circundada por um lago artificial raso. Todas as elevações estão abertas ao ar livre: a fachada sul virada para a rua principal ao longo do rio Dakbla, a leste para o serviço de rua, a oeste para um restaurante e um edifício para banquetes pertencente ao complexo do hotel e ao norte para a cozinha anexa que serve o Café . Ao fornecer sombra sob o telhado de bambu e maximizando o fluxo de ar fresco através da superfície da água do lago, o espaço interior ao ar livre opera com sucesso sem o uso de ar condicionado, mesmo em um clima tropical. O telhado é coberto por painéis de plástico reforçado com fibra e palha. Os painéis sintéticos translúcidos são parcialmente expostos no teto para proporcionar luz natural à todo o espaço coberto.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

O telhado do edifício principal é suportado por uma estrutura de bambu pura, composta por 15 unidades em forma de cone invertido. O formato dessas colunas foi inspirado em uma cesta tradicional vietnamita para a pesca que afunila-se gradualmente a partir do topo para a base. Esta estrutura aberta maximiza o fluxo de vento para dentro do prédio durante o verão, enquanto resiste a tempestades severas durante a temporada de ventos. Do Café, os hóspedes do hotel podem desfrutar de uma excelente vista panorâmica das montanhas e do Rio Dakbla enquadrada pelos arcos de bambu. As colunas de bambu compõem o revestimento interno, dando a impressão de estar em uma floresta e mostrando a continuidade para as montanhas, como pode ser visto a partir do café.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

O desafio do projeto é respeitar a natureza do bambu como material e criar um espaço diferenciado para este.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

As características materiais do bambu são diferentes das apresentadas pela madeira ou aço. Se os detalhes e métodos de construção de estruturas comuns, de madeira ou aço, são aplicados nas estruturas de bambu, as vantagens deste podem ser prejudicadas. Por exemplo, utilizar juntas de aço anulam o custo-benefício das estruturas de bambu. Juntas de pino de aço geram cargas locais excessivas, o que não é adequado para o material que fica sujeito a deformação.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Neste contexto, podemos usar métodos tradicionais de tratamento de bambu, e usar detalhes de juntas com baixa tecnologia, que sejam adequados para estruturas de bambu. As colunas em Kontum City são pré-fabricadas antes de sua instalação para conseguir a qualidade e precisão adequadas.

Planta Pavimento Térreo
Planta Pavimento Térreo
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Kontum Indochine Café / Vo Trong Nghia Architects" [Kontum Indochine Café / Vo Trong Nghia Architects] 07 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/132554/kontum-indochine-cafe-slash-vo-trong-nghia-architects> ISSN 0719-8906