O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Hotel
  4. China
  5. Neri&Hu Design and Research Office
  6. 2012
  7. Hotel e Museu Xi'an Westin / Neri & Hu

Hotel e Museu Xi'an Westin / Neri & Hu

Hotel e Museu Xi'an Westin / Neri & Hu
© Pegenaute
© Pegenaute
  • Arquitetos

  • Localização

    Shaanxi, China
  • Arquitetos Responsáveis

    Lyndon Neri & Rossana Hu
  • Associada

    Mariarosa Doardo
  • Designers de Interiores Responsáveis

    Briar Hickling, Candice-Lee Browne
  • Projeto Arquitetônico

    Willow Zhang, Amy Hu, Kevin Azanger
  • Design Interiores

    Eva Wieland, Qi xiaofeng, Alena Fabila
  • Gestão Projeto

    Joy Qiao
  • Área

    80000.0 m²
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

© Jeremy San Tzer Ning © Pegenaute © Pegenaute © Jeremy San Tzer Ning + 22

Hotel e Museu Xi'an Westin / Neri & Hu, © Pegenaute
© Pegenaute

Descrição enviada pela equipe de projeto. Antiga capital da China, Xi'an recebe o projeto do Westin Hotel, realizado por Neri&Hu Design Research Office que emerge como um tributo à importância da cidade como um polo de crescimento da região, bem como à sua posição de berço da civilização chinesa. Com 3100 anos de história depositados nas camadas da cidade, Xi'an não é apenas um pano de fundo formidável para o edifício, mas atribuiu aos arquitetos inspirações para ligar intrinsecamente seu passado ao presente e ao futuro.

© Pegenaute
© Pegenaute

Chegando ao centro histórico de Xi'an, imediatamente depara-se com a dimensão das suas muralhas. E a arquitetura do Westin inspira-se por essa monumentalidade. Respeitosos ao contexto urbano, o estuque escuro e os blocos revestidos de pedra adaptam-se ao perfil vernacular da arquitetura chinesa. Enquanto os contornos oblíquos e os beirais pendentes são imediatamente reconhecíveis, os detalhes tradicionais são reduzidos às linhas limpas da arquitetura contemporânea minimalista. O jogo ritmado das aberturas recortadas da fachada, que diminuem progressivamente ao longo dos cinco pavimentos da estrutura, dá a ilusão de que a construção se estreita conforme sobe. Cada abertura, revestida em vermelho vibrante, é deslocada para vistas marcantes do Grande Pagode do Ganso Selvagem, além de revelar a espessura da massa edificada, tão arraigada na sua história quanto no próprio solo.

© Jeremy San Tzer Ning
© Jeremy San Tzer Ning

A massa aparente dos volumes arquitetônicos é constantemente confrontada a elementos que proporcionam leveza ao projeto. De longe, é evidente a maior delicadeza do telhado inclinado, tradicionalmente mais baixo. Menos corpulenta e curvada, a cobertura permanece suspensa do andar abaixo por uma faixa envidraçada. Aproximando-se, descobre que todo o conjunto é cercado por um espelho d'água, deixando a impressão de que o edifício flutua. Em ambas as suas entradas, coberturas inclinadas de madeira sutilmente anexadas às fachadas permeiam luzes e sombras e recebem os visitantes. Uma vez no interior, uma agradável surpresa, a luz que adentra pelos pátios de cada bloco, coloca-se como um vestígio da paisagem. O esforço constante dos arquitetos para levar o exterior para dentro manifesta-se ainda mais na escadaria da entrada leste, que conduz os visitantes a um amplo jardim dois níveis abaixo, no centro do projeto, em tono do qual estão os principais espaços coletivos. Como a vila neolítica de Banpo, nos arredores de Xi'an, ou os guerreiros de terracota visitados por milhões a cada ano, a arquitetura é uma celebração do subterrâneo.

© Pegenaute
© Pegenaute

Ao longo do trajeto entre a entrada leste o o jardim central está um elemento único do Westin Xi'an, um museu que abriga peças de arte mural antiga da região. O projeto de Neri&Hu para esse espaço parte da noção de que a exposição da arte mural deve diferir dos outros formatos. Como objetos artísticos históricos exigem controle estrito de umidade, iluminação e temperatura, o projeto aplica esses aspectos a unidades independentes, caixas metálicas dispostas nas paredes brancas. Partindo do ideal museológico de "cubo branco", cada unidade é posicionada de modo a expressar sua própria individualidade e aquela do objeto exposto. Destacando os expositores das paredes brancas e enquadrando os fragmentos em separado, é possível apreciar cada um como uma obra de arte única.

© Jeremy San Tzer Ning
© Jeremy San Tzer Ning

O Westin Xi'an possui três restaurantes, cujos interiores também foram concebidos por Neri&Hu. O Restaurante Chinês é um bloco independente que coroa o jardim central a oeste, e sua separação do conjunto permitiu trabalhar com maior liberdade sua volumetria. Jogando com a ideia da cobertura pesada, o elemento inteiro revela-se como uma mansarda que se projeta até aparentar que flutua sobre o solo. Lucarnas iluminam o interior, onde a estrutura fica aparente. Os salões de jantar privativos são contidos em um bloco de tijolos com rasgos verticais que trazem luz e vistas inesperadas. O conceito do Restaurante Japonês deriva do palco do teatro Kabuki, onde os atores cercam a plateia e encenam ao seu redor. Ali, a circulação dos funcionários é elevada no perímetro, com as mesas no centro. Continuando com o tema da performance, o restaurante diurno possui áreas de refeições e buffet envidraçadas no centro. Como em uma vitrine, a comida e o espetáculo do banquete tornam-se os pontos focais. 

© Jeremy San Tzer Ning
© Jeremy San Tzer Ning

Através da interpretação inovadora do Neri&Hu Design Research Office’s das referências históricas, o Westin Xi'an homenageia essa antiga cidade, simultaneamente transcendendo leituras preconcebidas da arquitetura chinesa.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Neri&Hu Design and Research Office
Escritório
Cita: "Hotel e Museu Xi'an Westin / Neri & Hu" [Xi'an Westin Museum Hotel / Neri & Hu Design and Research Office] 23 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Arruda, Murilo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/129547/hotel-e-museu-xian-westin-slash-neri-and-hu> ISSN 0719-8906