O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Cultural
  4. México
  5. Taller Héctor Barroso
  6. 2013
  7. Menção Honrosa no Concurso Centro Cultural Chapultepec / Taller Héctor Barroso

Menção Honrosa no Concurso Centro Cultural Chapultepec / Taller Héctor Barroso

Menção Honrosa no Concurso Centro Cultural Chapultepec / Taller Héctor Barroso
Menção Honrosa no Concurso Centro Cultural Chapultepec / Taller Héctor Barroso, Cortesia de Taller Héctor Barroso
Cortesia de Taller Héctor Barroso

O concurso convocado por CoARQ planeja a criação dum centro cultural na zona de Chapultepec (Guadalajara, México), lugar onde tinha-se revitalizado a cultura e a arte com concertos de rua, exposições de arte ao ar livre, e outros eventos culturais. Afim de promover o que começou a acontecer nesta zona, busca-se criar um centro cultural que se converta num hito e referente da mesma. A resposta do Taller Héctor Barroso é um edifício-escultura que conquistou uma menção honrosa por parte do juri.

Cortesia de Taller Héctor Barroso
Cortesia de Taller Héctor Barroso

Do centro da avenida Chapultepec sul, um tótem surge da copa das árvores despertadas por uma primavera recém chegada. A luz suave da tarde acaricia e corta as fachadas do edifício. Dourados ao sol, esses panos sólidos e rugosos lembram as torres de satélite do grande escultor Mathias Goeritz e do arquiteto mexicano Luis Barragán. O edifício escultural marca uma verticalidade precisa, proporcionada e respeituosa à escala da avenida Chapulpetec. A largura de 42 metros desta avenida se reencontra precisamente na altura da torre. Na base do centro cultural, o epaço público da avenida se prolonga sobre uma praça de 300 m² oferecendo uma oportunidade ao programa e à cidade de crescer além de seus limites.

Cortesia de Taller Héctor Barroso
Cortesia de Taller Héctor Barroso

O tratamento do piso e da paisagem acentua essa continuidade visual e funcional. Este vazio está rodeado por um bar-restaurante na esquina do terreno, e um auditório que pode convertido numa sala de concertos ao ar livre. Logo, esse mesmo espaço público continua seu passeio sobre um labirinto de jardins suspensos, fazendo uma alusão à quinta fachada útil de Le Corbusier em seus cinco pontos da Arquitetura Moderna. Remete literalmente também aos jardins da babilônia ou à Torre de Babel pelo movimento de acensão do qual nasce a sucessão das galerias internas e externas. A partir da praça urbana até o vestíbulo do centro cultural começa uma subida agradável, suave e lenta entre paredes estreitas cor de café e terraços jardins com uma vegetação densa. A subida se faz sobre dormentes reciclados que materializam essa etapa.

Croquis
Croquis

Nessas falhas, a umidade e a folhagem tomam o poder. A vista dá lugar ao tato neste passeio arquitetônico. Umas esculturas emergem dessa "selva virgem". O movimento do usuário é perimetral ao redor do ponto central do terreno, encontrado por suas duas diagonais. Do átrio interior da torre, a subida continua. O caminho circunda e contorna as galerias. Para continuar a subida, escadas exteriores esculpidas na esquina do monolítico também permitem tomar ar fresco, admirar a vista e recordar-se dos odores do caminho inicial. Assim, uma espiral se materializa pela trajetória do usuário ao redor do saber e da arte. No topo do tótem, o entardecer de Guadalajara é apreciado a partir do alto de um mirante adornado com flores por um doce mês de maio que se anuncia.

Corte
Corte
  • Arquitetos

  • Localização

    Guadalajara, Jalisco, México
  • Equipe

    Héctor Barroso, Vianney Watine, París González, Silene Rivera
  • Área

    4000 m²
  • Ano do Projeto

    2013

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: Castro, Fernanda. "Menção Honrosa no Concurso Centro Cultural Chapultepec / Taller Héctor Barroso" [Mención Concurso Centro Cultural Chapultepec / Taller Héctor Barroso] 20 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/128395/mencao-honrosa-no-concurso-centro-cultural-chapultepec-slash-taller-hector-barroso> ISSN 0719-8906