O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. New Cities Summit 2013: Por que é tão importante pensar sobre o presente e o futuro de nossas cidades?

New Cities Summit 2013: Por que é tão importante pensar sobre o presente e o futuro de nossas cidades?

New Cities Summit 2013: Por que é tão importante pensar sobre o presente e o futuro de nossas cidades?
New Cities Summit 2013: Por que é tão importante pensar sobre o presente e o futuro de nossas cidades?

2007 foi o ano em que a população do planeta passou a ser mais urbana que rural. Em 2030, a porcentagem aumentará para 60%, sendo a América Latina a região mais urbanizada do mundo, com 75% de sua população vivendo em cidades. Os números são claros: estamos vivendo um momento histórico de urbanização em todo o mundo e, portanto, os desafios para melhorar nossas cidades devem abranger muitas faces, buscando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de cada uma destas cidades.

Desde 2012, o New Cities Foundation organiza o New Cities Summit, um encontro que reúne mais de mil líderes de todo o mundo para pensar e questionar nossas cidades presentes e futuras.

Este ano o local escolhido para o New Cities Summit 2013, que aconteceu entre 4 e 6 de junho, foi a cidade de São Paulo, uma cidade que tem grandes desafios a curto prazo e enfrenta grandes mudanças devido ao seu crescimento e ao fato de sediar grandes encontros mundiais como a Copa do Mundo de 2014.

Esta cúpula foi realizada em um dos grandes espaços públicos de São Paulo, o Parque do Ibirapuera, nos auditórios projetados por Oscar Niemeyer. O tema deste ano foi “The human city” - A cidade humana - e o foco foram as pessoas, aquelas que vivem nas cidades.

Quais são os desafios de nossas cidades? Como queremos que sejam as cidades do futuro? São algumas das questões que foram discutidas no New Cities Summit 2013.

O encontro reuniu atores de diferentes setores da sociedade. Tanto os convidados quanto os expositores abraçaram diversas disciplinas, desde a gestão de territórios, como é o caso de muitos convidados: prefeitos, arquitetos em seu papel de construção da cidade, urbanistas, empresários, acadêmicos, até organizações sociais e cidadãos representados seu olhar sobre a cidade em que vivem.

Entre os convidados estavam os prefeitos de Rotterdam, Dallas, Porto Alegre e São Paulo, o diretor do Instituto de Assentamentos Urbanos da Índia, o secretário de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, acadêmicos comoYuminYe, diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Urbana da Universidade de Renmin da China eSaskiaSassen, socióloga da Universidade de Columbia, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, e até mesmo o influente chefe de cozinha brasileiro Alex Atala, para citar alguns dos convidados.

Como parte da "Cidade Humana", os temas escolhidos para este ano foram: JOGAR, INCLUIR, PARTICIPAR e CONSTRUIR, entendendo que osgrandes desafios das cidades que estamos construindo a cada dia vão desde a infraestrutura até alcançar melhores espaços para integração e também para lazer e entretenimento, um papel que as cidades devem desempenharpara criar sociedades mais integradas.

Além das exposições e temas principais, foram incluídos “Breakouts” onde interessantes projetos e temas foram expostos, dentre eles as questões de mega eventos e o que eles significam para as cidades. Segurança e mobilidade urbana, também foram temas recorrentes no evento.

Cidades do mundo crescem e mudam aos trancos e barrancos eo grande desafio é permitir que seus cidadãos possam se adaptar a essas mudanças e alcançar uma melhor qualidade de vida. Por isso, é importante compreender que nós devemos nos preocupar mais agora do que em qualquer momento da história com o que acontece com nosso desenvolvimento urbano.

As mudanças são percebidas diariamente. Por exemplo, milhares de dados sobre como as pessoas usam as cidades são gerados todos os dias, e, por este motivo, o New Cities Summit 2013 abordou a questão, proporcionando espaços de discussão sobre como estes dados podem ser usados para criar cidades mais eficientes.

Ser uma plataforma para compartilhar experiências, conectar e aprender com outras cidades, a fim de criar melhores lugares é uma das grandes contribuições da New Cities Summit, um encontro necessário para o futuro eo presente deste mundo que está passando por um momento histórico de urbanização.

New CitiesSummit 2014

A próxima cidade anfitriã será Dallas, no Texas. O evento será realizado entre os dias 17 e 19 junho de 2014, no Distrito das Artes de Dallas. Um bairro que se tornou um centro de arte único nos Estados Unidos, onde se concentram artes visuais e performáticas em um cenário que inclui edifícios de conhecidos arquitetos, como Norman Foster, Rem Koolhaas, e Renzo Piano.

Via Plataforma Urbana. Tradução Archdaily Brasil.


Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "New Cities Summit 2013: Por que é tão importante pensar sobre o presente e o futuro de nossas cidades?" 15 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/128236/new-cities-summit-2013-por-que-e-tao-importante-pensar-sobre-o-presente-e-o-futuro-de-nossas-cidades> ISSN 0719-8906