O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Intervenções urbanas em sinais de trânsito / Clet Abraham

Intervenções urbanas em sinais de trânsito / Clet Abraham

Intervenções urbanas em sinais de trânsito / Clet Abraham
Intervenções urbanas em sinais de trânsito / Clet Abraham

Algumas ruas de Barcelona, Florença, Londres, Milão, Paris e Roma, dentre outras cidades, sofreram algumas intervenções urbanas em seus sinais de trânsito nos últimos anos. O autor dessas intervenções, Clet Abraham, é um escultor e pintor francês que há cerca de vinte anos se mudou para a Itália para estudar arte, porém, se apaixonou pelo país, atraído por sua cultura e suas cidades. Desde quando instalou seu estúdio em Florença, persegue a ideia de intervir na sinalização de trânsito, para que os pedestres vejam suas obras.

Inicialmente suas obras de arte, em geral esculturas, se limitavam a galerias, por isso resolveu aumentar a abrangência de seu trabalho, incluindo os cidadãos comuns do cotidiano urbano. Além disso, queria que suas mensagens tivessem um aspecto mais cômico e de entretenimento, sem perturbar a legibilidade das sinalizações, para que as pessoas pudessem interpretá-las, experimentando um momento especial ao se deslocarem pela cidade.

Intervenções urbanas em sinais de trânsito / Clet Abraham Intervenções urbanas em sinais de trânsito / Clet Abraham Intervenções urbanas em sinais de trânsito / Clet Abraham Intervenções urbanas em sinais de trânsito / Clet Abraham + 9

Como sua arte é considerada ilegal pela polícia italiana, Abraham afirma que não quer destruir ou invadir os lugares com sua arte, mas instalar seus trabalhos de modo respeitoso, pois, caso contrário, não contribuiria com a arte urbana, tampouco com a história ou a cultura das cidades onde suas obras estão instaladas.

Cortesia de Clet Abraham, via Facebook
Cortesia de Clet Abraham, via Facebook

Uma de suas placas de sinalização foi incluída na seleção do melhor da arte urbana do ano de 2012, realizado anualmente pela Street Art Utopia, um site que publica o trabalho de artistas urbanos de todo o mundo. A intervenção consistia em colocar três silhuetas de pessoas como se estivessem em um bar, uma montagem feita a partir de uma sinalização de acesso proibido.

Cortesia de O melhor da arte urbana 2012, Street Art Utopia
Cortesia de O melhor da arte urbana 2012, Street Art Utopia

Uma de suas intervenções que causou mais polêmica era um adesivo de um homem crucificado colocado sobre uma placa que sinalizava uma rua sem saída. Sobre este assunto, o artista diz que “estamos cada vez mais imersos em padrões, o espaço urbano contém uma grande quantidade de mensagens básicas e unilaterais, úteis, porém monótonas. Gostaria, contudo, que a unilateralidade das mensagens fosse substituída pela ideia de reversibilidade, incluir um novo significado ao sentido original, proporcionando ao espectador outros níveis de leitura”.

Cortesia de Clet Abraham, via Facebook
Cortesia de Clet Abraham, via Facebook

A arte urbana de Abraham também inclui a instalação de estátuas em espaços públicos, como a figura chamada “El hombre común” colocado sobre a Ponte Alle Grazie em Florença. Esta obra representava um homem com um dos pés sobre a beirada da ponte e o outro no ar. A mensagem que Abraham quis transmitir com esta estátua consiste na “representação do momento exato que todos enfrentamos antes de tomarmos uma decisão, a rua que vai nas duas direções e que pode mudar nossas vidas, símbolo dos caminhos que podemos escolher”.

Cortesia de  globetrotterstravel.files.wordpress.com
Cortesia de globetrotterstravel.files.wordpress.com

Embora a estátua tenha sido bem recebida pelos habitantes do bairro San Niccolò, após algumas semanas a polícia italiana a retirou do local por considerá-la ilegal. Sua retirada foi tão rejeitada pela população local que foi iniciada uma campanha online para que a estátua fosse recolocada em seu lugar original, o que acabou acontecendo.

O vídeo a seguir é um extrato do documentário “Streetosphere Rome” que mostra Clet Abraham colocando alguns adesivos nas placas de sinalização, fato que chama a atenção de algumas pessoas que passam pelo local. Em pouco tempo elas perdem qualquer pudor e começam a conversar com o artista, algumas pedem, inclusive, adesivos de presente.

Por Constanza Martínez Gaete, via Plataforma Urbana. Tradução Archdaily Brasil.


Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Intervenções urbanas em sinais de trânsito / Clet Abraham" 10 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/127048/intervencoes-urbanas-em-sinais-de-transito-slash-clet-abraham> ISSN 0719-8906