O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Japão desenvolve “demolição invisível” para antigos arranha-céus

Japão desenvolve “demolição invisível” para antigos arranha-céus

Japão desenvolve “demolição invisível” para antigos arranha-céus
Japão desenvolve “demolição invisível” para antigos arranha-céus, Cortesia de catracalivre.com.br
Cortesia de catracalivre.com.br

Quando a vida útil de um edifício chega ao seu fim, é comum que sua estrutura seja demolida e o terreno aproveitado para outro empreendimento. Em geral, o processo de demolição dos grandes edifícios causa muito transtorno, barulho, poeira e uma quantidade enorme de entulho. Além, é claro, do risco que os explosivos apresentam às construções vizinhas.

Entretanto, no Japão, sobretudo em Tóquio, devido à altíssima densidade construída, o método de implosão não pode ser aplicado, o que levou os japoneses a desenvolverem um método alternativo de desmontagem de edifícios: a “demolição invisível”.

O nome surgiu porque as demolições recentes da cidade vêm utilizando o sistema chamado Taisei Ecological Reproduction System, ou Tecorep. Essa nova tecnologia diminui o risco de acidentes nas obras e reduz o ruído e a poeira, mantendo todo o trabalho de desmontagem dentro do edifício.

No método Tecorep, um “chapéu” é instalado no topo do edifício, com colunas removíveis acopladas à estrutura original de aço. Escavadoras e outras máquinas pesadas quebram a construção por dentro e os macacos hidráulicos das colunas removíveis vão abaixando o chapéu, fazendo o prédio diminuir de tamanho. À medida que o material de demolição é arriado, os guindastes geram energia para a iluminação da obra.

Veja como é o processo no vídeo abaixo, que mostra a demolição do Akasaka Prince Hotel. A técnica permite ainda que o material resultante da demolição, como concreto e aço, sejam separados de forma mais eficiente.

Via catracalivre.com.br


Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Japão desenvolve “demolição invisível” para antigos arranha-céus" 08 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/126389/japao-desenvolve-demolicao-invisivel-para-antigos-arranha-ceus> ISSN 0719-8906