Habitação para Mahouts e Elefantes / RMA Architects

Habitação para Mahouts e Elefantes / RMA Architects - Imagem 1 de 17
© Carlos Chen

Habitação para Mahouts e Elefantes / RMA Architects - Imagem 2 de 17Habitação para Mahouts e Elefantes / RMA Architects - Imagem 3 de 17Habitação para Mahouts e Elefantes / RMA Architects - Imagem 4 de 17Habitação para Mahouts e Elefantes / RMA Architects - Imagem 5 de 17Habitação para Mahouts e Elefantes / RMA Architects - Mais Imagens+ 12

Habitação para Mahouts e Elefantes / RMA Architects - Imagem 4 de 17
© Rajesh Vora

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um projeto de habitação para 100 elefantes e seus Mahouts (tratadores), Hathigaon, (ou Vila dos Elefantes), situa-se no sopé do Forte Amber próximo a Jaipur. A estratégia adotada foi primeiramente recompor a paisagem devastada pela extração de areia, criando corpos d'água para captar a chuva, fonte crucial de abastecimento no clima desértico do Rajastão. Após a implantação dos corpos d'água, foi executada a arborização extensiva com espécies nativas - tudo com gastos baixos, empregando mão de obra local.

Habitação para Mahouts e Elefantes / RMA Architects - Imagem 11 de 17
© Carlos Chen

A água é um componente crítico do projeto, propiciando a relação entre mahout e elefante através dos banhos - ritual importante para a saúde do animal bem como para o vínculo entre ele e o tratador.

Habitação para Mahouts e Elefantes / RMA Architects - Imagem 2 de 17
© Charles Garcia

Os thans (unidades habitacionais) se organizam em grupos situados em porções do terreno que não são tomadas pela regeneração da paisagem. Pátios e pavilhões complementam os 40 m² compreendidos pelo orçamento da habitação de baixo custo para cada unidade. O planejamento se vale do agrupamento para criar gradações de espaços comuns e um senso de comunidade entre os habitantes.

Os desafios de trabalhar através das burocracias de um projeto financiado pelo governo e executado pelo departamento responsável pelas obras públicas foram superados atribuindo grande importância para a questão paisagística e tornando a água um instrumento central de orientação das decisões. Essa experiência, assim como a vida de seus habitantes, foca no atendimento às necessidades cruciais, com o investimento em arquitetura sendo mínimo. O intento do design era deixar margem para que os moradores seguissem transformando suas casas gradualmente, apropriando-se visual e espacialmente delas ao longo do tempo.

Habitação para Mahouts e Elefantes / RMA Architects - Imagem 12 de 17
Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Amber, Rajastão, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Habitação para Mahouts e Elefantes / RMA Architects" [Housing for Mahouts and their Elephants / RMA Architects] 01 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-124138/habitacao-para-mahouts-e-elefantes-slash-rma-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.