O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Primeiras notícias sobre o Projeto de Peter Zumthor para o LACMA

Primeiras notícias sobre o Projeto de Peter Zumthor para o LACMA

Primeiras notícias sobre o Projeto de Peter Zumthor para o LACMA
© 2013 Museum Associates / LACMA
© 2013 Museum Associates / LACMA

Em um momento crucial em que Los Angeles corre o risco de "perder sua reputação como um centro de inovação arquitetônica", o diretor do museu Michael Govan e o arquiteto suíço Peter Zumthor revelaram os esboços preliminares do que esperam se tornar o novo edifício para o Los Angeles County Museum of Art (LACMA). Se aprovada, esta proposta de $650 milhões substituirá o campus projetado por William Pereira - e o anexo de 1986, concebido por Hardy Holzman Pfeiffer Associates - por um edifício orgânico de concreto escuro e vidro.

Mais informações e a descrição de Zumthor sobre o projeto após o intervalo...

© 2013 Museum Associates / LACMA
© 2013 Museum Associates / LACMA

Apelidado por Zumthor de "Flor Negra", a nova fachada ondulante do museu ocupará mais de 210 metros do Bulevar Wilshire, no distrito Miracle Mile. Como o nível do solo é ocupado por caminhos sinuosos caminhos de bicicleta e pedestres, o edifício será erguido cerca de 9 metros, com apenas sete pontos de contato com o solo. Cada uma destas entradas é cuidadosamente concebida e contem uma escada que leva aos níveis superiores.

© 2013 Museum Associates / LACMA
© 2013 Museum Associates / LACMA

Diferente do atual edifício do LACMA - um "labirinto bizantino de edifícios e corredores" - o projeto de Zumthor agiria como uma "vila" de experiências dos usuários, com vários pontos de acesso e caminhos. 

© 2013 Museum Associates / LACMA
© 2013 Museum Associates / LACMA

Se alongando em direção a leste, a estrutura ficará em balanço sobre as águas de La Brea Tar Pits - um conjunto natural de poços - enquanto que a oeste, o edifício se aproxima do Broad Contemporary Art Museum de Renzo Piano, e da instalação Urban Light de Chris Burden.

© 2013 Museum Associates / LACMA
© 2013 Museum Associates / LACMA

Peter Zumthor sobre o projeto:

A proposta para o LACMA busca ter uma energia urbana única. O edifício é grande e se distancia de outras construções, ainda que esteja completamente integrado em seu ambiente.

É uma forma orgânica, como um lírio de água, flutuando e encarando a paisagem com seus 360º de fachada envidraçada. A circulação mais importante se dá por seu perímetro curvo - uma varanda contínua ao invés da clássica "espinha" difundida pelo estilo Beaux-Arts. Os visitantes podem olhara para fora; os que estão fora podem olhar para dentro. Do nível do solo, e em elevação, o museu é quase transparente.

Primeiras notícias sobre o Projeto de Peter Zumthor para o LACMA, © 2013 Museum Associates / LACMA
© 2013 Museum Associates / LACMA

Formalmente, o projeto enfatiza a horizontalidade de Los Angeles e de todo o oeste americano, re-expondo o céu que se encontra, hoje em dia, bloqueado pelas estruturas existentes. Uma enorme cobertura com painéis solares literalmente absorve a energia do sol da Califórnia. O edifício redireciona mais energia para seu entorno do que tira da cidade. 

O edifício proposto procura criar um lugar cultural e social. Ele oferece uma compreensão e uma experiência em muitos níveis - desde a vida cotidiana nas ruas até a contemplação calma de obras de arte. A grande escala do todo orgânico é complementada por partes menores que proporcionam inúmeras experiências.

© 2013 Museum Associates / LACMA
© 2013 Museum Associates / LACMA

Govan e Zumthor esperam obter apoio para o projeto na exposição "The Presence of the Past: Peter Zumthor Reconsiders LACMA", que abriu ontem, dia 9 de junho. Mais informações podem ser encontradas aqui.

Referência: LACMA, Los Angeles Times architecture critic Christopher Hawthrone

Cita: Rosenfield, Karissa. "Primeiras notícias sobre o Projeto de Peter Zumthor para o LACMA" [A First Look at Peter Zumthor’s Design for the LACMA] 10 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/119073/primeiras-noticias-sobre-o-projeto-de-peter-zumthor-para-o-lacma> ISSN 0719-8906