O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Restaurante
  4. Espanha
  5. El Equipo Creativo
  6. 2012
  7. Restaurante Ikibana Paral / El Equipo Creativo

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Restaurante Ikibana Paral / El Equipo Creativo

Restaurante Ikibana Paral / El Equipo Creativo
Restaurante Ikibana Paral / El Equipo Creativo, © Adrià Goula
© Adrià Goula

© Adrià Goula © Adrià Goula © Adrià Goula © Adrià Goula + 23

  • Arquitetos

  • Localização

    Barcelona, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis

    Oliver Franz Schmidt, Natali Canas del Pozo
  • Equipe

    Mireia Gallego, Cristina Huguet, Lucas Echeveste Lacy
  • Área

    260.0 m²
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. O restaurante Ikibana oferece uma fusão das gastronomias japonesa e brasileira, duas culturas que parecem tão antagônicas: uma silenciosa e minimalista, outra exuberante e agitada.

Um dos maiores desafios conceituais durante o processo de design do restaurante foi encontrar especificidades compartilhadas entre as duas culturas. Sendo um grande desafio, este também se tornou o mote do projeto, quando se deu conta de que a paisagem é uma questão extremamente importante para ambas e decidiu-se exaltar esse elemento no design do espaço e criar uma paisagem artificial.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

De um lado, o Brasil representa uma paisagem exuberante e o estilo de vida brasileiro incorpora e reflete essa voluptuosidade, alegre e colorida. De outro, as pinturas tradicionais japonesas, bem como outras artes visuais e dramáticas, estão cheias de referências à paisagem. A arte dos arranjos florais conhecida como Ikebana é um dos exemplos desse respeito à natureza profundamente enraizado na cultura japonesa e dá o nome ao restaurante e inspira o design.

Axonométrica
Axonométrica

O resultado é uma paisagem sinuosa criada por diferentes elementos do programa, ou ilhas. Bares e cozinhas são divididos e distribuídos pelo restaurante, criando nós espalhados pelo espaço. Os clientes se sentam em cavidades coloridas. Essas ilhas são envolvidas por um espaço fluido enveredado através do restaurante, produzindo infinitos ângulos de visão e permitindo que o movimento constante de garçons com os pratos dê vida à atmosfera.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Os arranjos de Ikebana buscam a proporção, a composição e o equilíbrio entre três elementos: madeira, folhas e flores. Os resultados são composições leves, elegantes e estáticas, mas que simulam o movimento, premissas que articula o design do projeto.

O elemento em madeira vem com o espetacular tratamento do teto, pensado como uma floresta de galhos entrelaçados, que se torna um protagonista do espaço. A luz atravessa o teto projetando um tilintar cálido de luzes e sombras em todas as superfícies.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Como contraponto à madeira, o elemento vegetal se encontra nas aberturas, que atuam como anteparos que matizam a luz e a visão entre o interior e a rua.

Em menor proporção, mas não menos importante, o elemento de cor necessário ao Ikebana está nas mesas. Seu desenho traz uma explosão de cores tropicais: amarelo, verde, vermelho. O formato orgânico remete a pétalas e pode facilmente ser agrupado, produzindo novas composições de cores com cada arranjo.

Cobertura
Cobertura

In a lower proportion, but not less important, the necessary color element in the Ikebana arrangements comes with the tables. Their design brings an explosion of fresh and tropical colors: lemon yellow, lime green, passion red. Its organic shape reminds us of a petal and can be easily adapted for groups, producing a new color composition with each new table arrangement.

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Restaurante Ikibana Paral / El Equipo Creativo" [Ikibana Paral Restaurant / El Equipo Creativo] 05 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/118175/restaurante-ikibana-paral-slash-el-equipo-creativo> ISSN 0719-8906