O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Museus E Espaços De Exposições
  4. Estados Unidos
  5. I.M. Pei
  6. 1979
  7. Clássicos da Arquitetura: JFK Presidential Library / I.M. Pei

Clássicos da Arquitetura: JFK Presidential Library / I.M. Pei

Clássicos da Arquitetura: JFK Presidential Library / I.M. Pei
Clássicos da Arquitetura: JFK Presidential Library / I.M. Pei

Clássicos da Arquitetura: JFK Presidential Library / I.M. Pei Clássicos da Arquitetura: JFK Presidential Library / I.M. Pei Clássicos da Arquitetura: JFK Presidential Library / I.M. Pei Clássicos da Arquitetura: JFK Presidential Library / I.M. Pei + 11

  • Arquitetos

  • Localização

    Boston, Massachusetts, EUA
  • Arquiteto

    I.M. Pei
  • Referências

    JFK Presidential Library
  • Ano do projeto

    1979

Com três formas simples o edifício da Biblioteca JFK Presidential, projetado pelo arquiteto I.M. Pei, eleva-se junto ao Campus Harbor da Universidade de Massachusstts Boston. Uma torre triangular sobre uma base retangular ergue-se junto a um grande cubo de estrutura em aço e fechamento em vidro. Um volume circular configura-se junto a base.

O concreto tem forte presença na fachada, sendo quebrado apenas pelo pano de vidro que corre o nível de entrada, e o cubo envidraçado que parece cortar e acoplar-se à torre.

Internamente, uma das faces da torre triangular ganha um corte e abre-se num semicírculo ao vazio configurado pelo cubo de vidro. A grande estrutura de treliças espaciais conforma o cubo, ao mesmo tempo em que confere movimento à extensa superfície de vidro que reveste a forma e que traz o entorno para dentro do edifício.

O programa de circulação conduz o visitante através de um memorial e arquivo da carreira do presidente Kennedy, levando-o até o espaço confinado do teatro, onde é exibido um breve filme biográfico. Saindo desse espaço contido, o visitante alcança o grande vazio do cubo.

O Presidente Kennedy, em 1963, começou a busca por possíveis terrenos onde alocar o edifício que abrigaria uma biblioteca e um museu em seu nome. Após a sua morte, um comitê liderado por Jacqueline Kennedy retoma o projeto. Dentre uma lista que incluía Louis Kahn, Mies van der Rohe, Alvar Aalto, Franco Albini, Lucio Costa, o comitê escolhe I.M. Pei para o projeto.





Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: LeMaire, Greg. "Clássicos da Arquitetura: JFK Presidential Library / I.M. Pei" [AD Classics: JFK Presidential Library / I.M. Pei] 03 Dez 2011. ArchDaily Brasil. (Trad. Holanda, Marina) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/114004/classicos-da-arquitetura-jfk-presidential-library-slash-im-pei> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.