O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. Fachada em cerâmica especial neutraliza a poluição do ar na Cidade do México

Fachada em cerâmica especial neutraliza a poluição do ar na Cidade do México

Fachada em cerâmica especial neutraliza a poluição do ar na Cidade do México
Fachada em cerâmica especial neutraliza a poluição do ar na Cidade do México, © Alejandro Cartagena
© Alejandro Cartagena

Este edifício literalmente "se alimenta" da poluição do ar que o rodeia. A nova Torre de um hospital na Cidade do México possui uma fachada revestida com Prosolve370e, um novo tipo de cerâmica - desenvolvido pelo escritório Elegant Embellishments - cuja forma e revestimento químico permitem neutralizar poluição, e não apenas uma pequena quantidade, mas a poluição equivalente de 8.750 carros por dia.

Mais informações e fotos abaixo.

© Alejandro Cartagena © Alejandro Cartagena © Alejandro Cartagena © Alejandro Cartagena + 9

O material especializado é coberto com dióxido de titânio superfino (TiO2), uma tecnologia que neutraliza a contaminação ao quando em contato com a luz do dia. Esta é a versão nano fotocatalítica do TiO2 convencional, comumente utilizada como pigmentos e conhecida pelas suas propriedades auto-limpantes e germicidas.

© Alejandro Cartagena
© Alejandro Cartagena

Através de pequenas quantidades de umidade e luz natural UV é possível dividir a poluição em pequenas quantidades de produtos químicos menos tóxicos, como nitrato de cálcio (um tipo de sal utilizado em fertilizantes), dióxido de carbono e água. Neste processo, o dióxido de titânio em si não é afetado, podendo assim continuar a gerar reações a longo prazo.

© Alejandro Cartagena
© Alejandro Cartagena

Não é só a química que produz estes resultados, mas também o seu desenho. A fachada cerâmica forma uma rede específica que permite a ampliação das suas superfícies, aumentando a capacidade de receber e dispersar a luz ultravioleta.

© Alejandro Cartagena
© Alejandro Cartagena

"A velocidade do vento através da fachada cria turbulência, provocando uma melhor distribuição dos contaminantes através das superfícies ativas. A omnidirecionalidade da geometria cristalina é adequada para recolher as substâncias transportadas pelo ar em todas as direções. Assim, a forma da rede dissipa a luz e acumula mais contaminantes, gerando mais reações químicas", diz Allison Dring, co-fundadora da Elegant Embellishments.

© Alejandro Cartagena
© Alejandro Cartagena

Informações mais detalhadas do material no link seguinte.

Vía Co.EXIST

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Fachada em cerâmica especial neutraliza a poluição do ar na Cidade do México" [Fachada de cerámicas especializadas neutraliza la contaminación del aire en Ciudad de México ] 14 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/113592/fachada-em-ceramica-especial-neutraliza-a-poluicao-do-ar-na-cidade-do-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.