Clássicos da Arquitetura: Bagsværd Church / Jørn Utzon

Clássicos da Arquitetura: Bagsværd Church / Jørn Utzon

© Flickr alanbenzie© Flickr seier + seier© Flickr seier + seier© Flickr dvmoc+ 14

A Igreja de Bagsvær, por Jørn Utzon foi finalizada em 1976. Primeiro projeto do arquiteto após retornar de Sydney para a Dinamarca, e da Sydney Opera House, também projeto seu, a Igreja embora não seja seu trabalho mais famoso, é reconhecida mundialmente por seu interior.

© Flickr Peter Guthrie
© Flickr Peter Guthrie

Localizada nos arredores de Copenhague, a igreja aparece como uma simples estrutura moderna em meio a paisagem arborizada do subúrbio, de costas para uma rua local.  

© Flickr seier + seier
© Flickr seier + seier

A materialidade do concreto marca todo o edifício. No exterior, o revestimento em painéis pré-fabricados de concreto, combinam-se com o revestimento em azulejos brancos e levemente reflexivos, dando à fachada uma imagem simples e austera. O jogo de azulejos são alocados nas fachadas seguindo a posição das curvas que marcam o interior, e todo o imaginário do projeto.  

© Flickr alanbenzie
© Flickr alanbenzie

No interior, o concreto aparece nas curvas da cobertura, moldado in loco e pintado de branco, essa materialidade sobrepõem-se aos elementos estruturais em concreto pré-fabricado que também se fazem presente no interior.  A palheta de cores não foge do branco, o piso de azulejos, as paredes e até o painel de triângulos atrás do altar fazem coro à cobertura de concreto. A ampla cobertura curva tem seu ponto mais baixo acima do espaço de congregação, e o mais alto acima do altar. s curvas da cobertura atuam como o principal marco visual da igreja.  controlam a luz e atuam como um marco visual na pequena igreja. 

© Flickr seier + seier
© Flickr seier + seier

No interior, a materialidade do concreto branco é complementada pela madeira clara utilizada no mobiliário. A madeira pálida faz os bancos, aparece na peça vazada que isolada o santuário do resto do edifício, e nos portões de entrada. 

© Flickr seier + seier
© Flickr seier + seier

O projeto chama para dentro de si a luz natural. As curvas da cobertura deixam entrar a luz que controlam a luz também é filtrada por coberturas de vidro que percorrem corredores e entradas. 

© Flickr seier + seier
© Flickr seier + seier

O simples exterior contrasta com o espaço interior, as amplas curvas e aberturas para a luz que criam um ambiente calmo para seus usuários. 

© Flickr seier + seier
© Flickr seier + seier
Bagsværd, Dinamarca
  • Arquitetos:  Jørn Utzon
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  1976

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:2880 Bagsværd, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Fracalossi, Igor. "Clássicos da Arquitetura: Bagsværd Church / Jørn Utzon" [AD Classics: AD Classics: Bagsværd Church / Jørn Utzon] 06 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-106997/classicos-da-arquitetura-bagsvaerd-church-slash-jorn-utzon> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.