O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Por Dentro do Mais Recente ICEHOTEL da Suécia

Por Dentro do Mais Recente ICEHOTEL da Suécia

Por Dentro do Mais Recente ICEHOTEL da Suécia
Entrance © Ben Nilsson
Entrance © Ben Nilsson

Todo ano, um hotel de 5.500 metros quadrados é temporariamente "emprestado" do rio Torne na Suécia e logo na primavera os quartos e suítes são devolvidos ao rio para serem arrastados para o mar. A instalação temporária sueca chamada de ICEHOTEL é um complexo construído de gelo, com um desenho diferente a cada ano. A cada inverno, o hotel acolhe hóspedes e abriga uma coleção de arte de gelo sob medida, criados por artistas selecionados de todo o mundo.

Saiba mais sobre o ICEHOTEL e veja fotos do hotel deste ano a seguir...

Blue Marine - Artists: William Blomstrand & Andrew Winch - Photo © Paulina Holmgren
Blue Marine - Artists: William Blomstrand & Andrew Winch - Photo © Paulina Holmgren

Noventa por cento do material para construir a ICEHOTEL vem do rio Torne - um dos últimos rios não explorados da Europa. O rio começa o congelamento anual em Outubro e em Março o gelo é espesso o suficiente para que as pessoas do ICEHOTEL possam descer sobre ele e começar a trabalhar, preenchend seu armazém com 4.000 toneladas de blocos de gelo.

Reception © Paulina Holmgren
Reception © Paulina Holmgren

Armazenados durante o verão, alguns destes blocos fazem as paredes e móveis do hotel, que este ano tem 65 quartos. A estrutura do edifício é feita a partir de 30.000 metros cúbicos de 'snice' - uma engenharia de precisão de neve/gelo, feita a partir de uma mistura de água do rio e ar. Uma vez que chega Outubro, os moldes metálicos de grandes dimensões são erguidos no local e o snice é pulverizado sobre eles, solidificando e compactando durante alguns dias antes dos moldes serem removidos. No interior, cerca de 100 pessoas, começam então a trabalhar, usando blocos de gelo para criarem as partições labirínticas e fazerem quartos, enquanto os artistas começam a criar suas peças de gelo e salas esculpidas. Para garantir a qualidade da construção, o hotel é aberto em seções conforme é construído, uma a cada fim de semana ao longo de dezembro, com a abertura da capela de gelo no dia de Natal.

Building ICEHOTEL - Photo © Paulina Holmgren
Building ICEHOTEL - Photo © Paulina Holmgren

Quando o hotel finalmente se abre, recebe geralmente entre 50.000 e 60.000 visitantes, antes de fechar novamente em meados de Abril. Para quem se hospeda no hotel, a hora de dormir implica envolver-se em roupa térmica, chapéus lanosos e um saco de dormir, e deitado sobre blocos de gelo cobertos por pele de rena, com a certeza de que, graças à densidade e propriedades isolantes do snice seu quarto nunca vai cair abaixo de menos oito Celsius (17 º F).

Dragon Residence - Artists: Dorjsuren Lkhagvadorj & Bazarsad Bayarsaikhan - Photo © Paulina Holmgren
Dragon Residence - Artists: Dorjsuren Lkhagvadorj & Bazarsad Bayarsaikhan - Photo © Paulina Holmgren

ICEHOTEL começou em 1989, quando o fundador Yngve Bergqvist organizou um workshop de esculturas de gelo para atrair turistas para a pequena aldeia de Jukkasjärvi durante os impopulares meses de inverno escuro. Seu primeiro projeto foi um iglu de 60 metros quadrados, chamado ARTic Hall. O iglu, mostrou-se tão popular que foi reconstruído anualmente, e, eventualmente, as pessoas começaram a fazer a pergunta óbvia: "Posso dormir aqui?" Desde então, o ICEHOTEL cresceu trnsformando-se em uma franquia em todo o mundo, contendo não apenas o hotel em si, mas também um permanente "hotel aconchegante", e uma ninhada de ICEBARS, espalhados ao redor do mundo em cidades como Copenhagen e Londres, e até mesmo um exemplo temporário no Níger do Saara.

ICEBAR BY ICEHOTEL Jukkasjarvi - Photo © Paulina Holmgren
ICEBAR BY ICEHOTEL Jukkasjarvi - Photo © Paulina Holmgren

Para mais informações, confira a versão do ano passado do ICEHOTEL aqui no ArchDaily.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Nicky Rackard
Autor
Cita: Rackard, Nicky. "Por Dentro do Mais Recente ICEHOTEL da Suécia " [Inside Sweden's Latest ICEHOTEL ] 30 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/106228/por-dentro-do-mais-recente-icehotel-da-suecia> ISSN 0719-8906