O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Ponte Mapo: A Ponte da Vida

Ponte Mapo: A Ponte da Vida

Ponte Mapo: A Ponte da Vida
Ponte Mapo: A Ponte da Vida, via Plataforma Urbana
via Plataforma Urbana

Texto por Natalia Barrientos Barría  via Plataforma Urbana. Tradução Archdaily Brasil. 

A Coréia do Sul é o país da OCDE com a maior taxa de suicídios. Tanto que a Ponte Mapo, no rio Han, é popularmente conhecida como “ponte do suicídio” por registrar maior número de tentativas de suicídios do que todas as pontes de Seul (108 pessoas morreram nos últimos 5 anos).

Por isso, Seul levará o assunto a fundo, com a ajuda da Samsung, formando a chamada “Ponte da Vida”, que visa prevenir os suicídios aplicando conceitos de cura, tentando afastar os pensamentos depressivos das pessoas que transitam pela ponte.

Mensagens brandas como “Como você está?”, “Não é bom caminhar numa ponte?”, “Volte novamente por um pouco de ar fresco”, “O melhor está por vir!” buscam animar as pessoas. Junto às frases também foram afixadas imagens de crianças e idosos felizes.

via Plataforma Urbana
via Plataforma Urbana

Com o mesmo objetivo também foi levantada uma estátua de bronze em que uma pessoa consola outra aparentemente deprimida, chamada “Just Once Again” e se propõe a instalação de outra estátua em que alguém está tentando pular da ponte, mas é dissuadido por um grupo de pessoas.

Finalmente, e talvez uma das atrações mais interessantes, são as luzes e sensores que se instalaram nos locais mais freqüentes de onde as pessoas tendem a pular, as luzes são acesas com o movimento próximo aos sensores.

Parece um projeto de alto custo, especialmente considerando a economia de energia mundial que impulsiona muitos países, mas, sem dúvida, o valor de uma vida humana é mais alto do que milhares de watts de energia. Felizmente esta proposta é financiada pela Samsung Life Insurance, que se comprometeu com a iniciativa até o final de 2013 como parte de seu esforço de responsabilidade social para com a comunidade.

Cita: Fernanda Britto. "Ponte Mapo: A Ponte da Vida" 03 Mar 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/100478/ponte-mapo-a-ponte-da-vida> ISSN 0719-8906