Renzo Piano Projeta um Auditório "para montar" para L'Aquila

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em abril de 2009, a cidade italiana de L'Aquila foi devastada por um terremoto que deixou grande parte da cidade inutilizada, ceifando vidas e causando grandes danos a milhares de edifícios, incluindo o nivelamento do local da auditório principal da cidade. Aproximando-se do aniversário de quatro anos deste trágico desastre, a cidade italiana de Trento doou um auditório concebido por Renzo Piano, que foi inaugurado em outubro, em um esforço para ajudar a reconstrução da cidade medieval.

Criando uma ilusão de instabilidade, o auditório é formado por três cubos interligados feitos inteiramente de madeira (1,165 metros cúbicos no total) que, ironicamente, parece como se eles tivessem "caído a esmo para baixo" e foram parar em cima um do outro. Toda a estrutura foi pré-fabricada e depois montada no local pela Log Engenharia, que montou tudo juntamente com  800.000 pregos, 100.000 parafusos e 10.000 suportes.

Mais informações a seguir...

Renzo Piano Projeta um Auditório "para montar" para L'Aquila - Imagem 2 de 24Renzo Piano Projeta um Auditório "para montar" para L'Aquila - Imagem 3 de 24Renzo Piano Projeta um Auditório "para montar" para L'Aquila - Imagem 4 de 24Renzo Piano Projeta um Auditório "para montar" para L'Aquila - Imagem 5 de 24Renzo Piano Projeta um Auditório para montar para L'Aquila - Mais Imagens+ 19

Renzo Piano Projeta um Auditório "para montar" para L'Aquila - Imagem 8 de 24
© Marco Caselli Nirmal

Embora os cubos de madeira proporcionem um contraste marcante com o vizinho, o Castelo de L'Aquila do século 16, o material foi escolhido para otimizar a função acústica do edifício. Usando lariço de Val di Fiemme em Trento, que é altamente valorizado e com fama reconhecida por ser usado por luthiers do século 17 de Cremona, sendo Stradivarius o mais famoso, o edifício é destinado a atuar como um instrumento musical.

Renzo Piano Projeta um Auditório "para montar" para L'Aquila - Imagem 4 de 24
© Marco Caselli Nirmal

A estrutura de 2500 metros quadrados apresenta um volume central, que abriga o auditório de 238 lugares, e dois volumes de serviços: uma área de serviço público, com um hall de entrada e área de apoio com vestiários e espaço de apoio adicional. Cada um é revestido de tacos de larício multicoloridos e tratados de forma especial, medindo cerca de 25 centímetros de largura e quatro centímetros de espessura. As 16 faces dos cubos que podem ser vistos - duas correspondentes às bases de sustentação dos dois edifícios de serviços - não são todas iguais, mas variam de acordo com vários critérios arquitetônicos alternantes que dão à estrutura um aspecto leve, animado, e vibrante. Por exemplo, uma escadaria envolvida por vidro perfura através da fachada de madeira do hall de entrada, levando para um segundo andar, enquanto uma superfície opaca no lado sul e telhado suaviza a luz natural para iluminar um espaço de transição entre o auditório e o foyer.

Renzo Piano Projeta um Auditório "para montar" para L'Aquila - Imagem 15 de 24
Courtesy of Renzo Piano Building Workshop

O volume do foyer está equipado com uma área de refeição, banheiros públicos, guarda-volumes e balcão de bilhetes no primeiro andar, enquanto os quartos técnicos do sistema de ar-condicionado estão localizados no segundo andar, e a casa de força, com acesso direto a partir de escadas externas no piso subterrâneo. O público pega uma passarela naturalmente iluminada, elevada, subindo cerca de um metro acima do chão, para chegar ao auditório do foyer.

Renzo Piano Projeta um Auditório "para montar" para L'Aquila - Imagem 13 de 24
Courtesy of Renzo Piano Building Workshop

O auditório de 238 lugares tem um palco que pode conter cerca de 40 músicos. Sua inclinada fachada cúbica suporta duas de assentos escalonadas, de frente uma para a outra, para acomodar o público, a maior tem 190 assentos na frente da orquestra, a menor, 48 assentos por trás dele. O ângulo dos assentos garante as melhores condições possíveis de audição e visão. As superfícies das paredes de madeira crua estão penduradas com uma série de painéis acústicos orientadas para o público, para refletir o som dentro do auditório. Os painéis, também feitos de madeira, mas com um acabamento de alta qualidade, planam no espaço, em alguns casos, sobrepostos sobre as paredes verticais, mas permanecendo sempre separados deles, em outros casos, flutuando no espaço, pendurados a partir da parte de cima. Duas paredes acústicas de aproximadamente dois metros de altura seguem pelas laterais do palco, refletindo o som em direção à orquestra, garantindo as melhores condições possíveis de audição.

Renzo Piano Projeta um Auditório "para montar" para L'Aquila - Imagem 18 de 24
© Atelier Traldi

Os camarins dos músicos estão no lado oposto do foyer e dão acesso autônomo e independente à sala. Este acesso, que atravessa uma passarela, elevada e envidraçada, semelhante a do hall de entrada, sendo conectado diretamente com o exterior, é para os instrumentos musicais, incluindo peças grandes, como pianos, harpas, instrumentos de percussão, etc.

Renzo Piano Projeta um Auditório "para montar" para L'Aquila - Imagem 2 de 24
© Marco Caselli Nirmal

A "área verde" onde os artistas poderão descansar se conhecer, está prevista no chão do volume do camarim, dois pequenos espaços destinados ao gerente da casa e à cabine de controle também estão planejadas. Os camarins do maestro e salas de artistas principais, equipados com banheiro e uma pequena área de espera do lado de fora, estão localizados no primeiro andar. O camarim dos músicos da orquestra e banheiros estão no segundo andar. O camarim é modular: pode ser subdividido em espaços de diversos portes para homens e mulheres, dependendo do número de cada nas orquestras convidadas.

Os vários volumes de serviços são interligados por elevadores, cujo tamanho permite levar vários tipos de usuários. O acesso a meios para o transporte de instrumentos, para a prestação de serviços de restauração e para a manutenção das instalações atravessam a área ao ar livre em frente ao auditório.

Renzo Piano Projeta um Auditório "para montar" para L'Aquila - Imagem 6 de 24
© Marco Caselli Nirmal

Além disso, os edifícios assentam-se em uma praça bem adaptado que é projetada para estender as funções do auditório ao ar livre no verão. A área de frente para o volume do auditório pode ser equipado com assentos para acomodar cerca de 500 pessoas para apresentações ao ar livre ou ver as atividades de concertos em um telão projetando a partir da fachada. Esta área é definida ao longo de eixos surgindo a partir dos lados do auditório de três volumes, que se cruzam, gerando padrões de dimensões e geometria.

É interessante notar que mais de 90 árvores recém-plantadas foram incluídas para repor a madeira utilizada para a construção dos cubos.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Renzo Piano Projeta um Auditório "para montar" para L'Aquila" [Auditoriumdelparco / Renzo Piano Building Workshop ] 28 Fev 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-99774/renzo-piano-projeta-um-auditorio-para-montar-para-laquila> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.