Google Glass e Arquitetura

No último ano, o fundador do Google, Sergey Brin, apresentou o Google Glass, uma nova tecnologia que coloca um dispositivo de realidade aumentada em frente aos seus olhos. Apesar deste dispositivo ser lançado a empreendedores e a criadores (com o intuito de testar e receber o feedback do produto, que custará aproximadamente U$1,500, antes que ele seja lançado ao público geral) ainda em apenas algumas semanas, o Google Glass já foi amplamente aclamado pela mídia (incluindo o Best Inventions of the Year 2012 pela Time).

Neste vídeos lançado pelo Google, você poderá entender do se trata esta tecnologia. Sua tela de 0.5" suportada por uma fina armação de alumínio é coloca a frente de seu olho direito e, graças à câmera, funciona como uma interface bidirecional com a internet. Como você pode ver no vídeo, as instruções simples (como "Glass, tirar foto", Glass, gravar vídeo", "Glass, quão longa é a ponte Brooklin?") permite que você controle facilmente seu dispositivo e não apenas veja seus emails ou envie mensagens, mas também exibe mapas, definições e compartilha suas fotos e vídeos em tempo real. Neste aspecto, o dispositivo abre uma grande porta para a arquitetura.

Em nosso ramo, a experiência é muito importante e é ainda uma dimensão de representação que não é totalmente possível de se reproduzir com nossos meios tradicionais (plantas e imagens 2D ou 3D). Tentativas de criar panoramas imersivas ou os esforços de fotógrafos de arquitetura de produzir vídeos estenderam o número de formas de representação, mas ainda não de forma significativa. E é por isso que esta nova possibilidade disponibilizada pelo Google Glass é algo importante para arquitetos.

Imagine um passeio transmitido pelos arquitetos do projeto, com a resposta instantânea do observador e a possibilidade de se discutir um momento particular de dentro do projeto. Imagine finalmente poder experienciar a abordagem do Parthenon como Le Corbusier realizou há quase um século.

Posto isto, o Google Glass revolucionará a forma como entendemos os meios de comunicação da arquitetura.

Sobre este autor
Cita: Basulto, David. "Google Glass e Arquitetura" [Google Glass and Architecture] 24 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-99389/google-glass-e-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.