"Arquitetura, Cidade, Metrópole – Democratizar Cidades Sustentáveis" - Seminário Quitandinha+50 no Rio de Janeiro

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) promovem, entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março, o primeiro seminário do ciclo Q+50, que será realizado na sede do IAB no Rio de Janeiro e tem como tema “Arquitetura, Cidade, Metrópole – Democratizar Cidades Sustentáveis”. O Q+50 visa a contribuir para o reforço da agenda política das cidades e das metrópoles brasileiras e também comemora os 50 anos do histórico Seminário Nacional de Habitação e Reforma Urbana, realizado no Hotel Quitandinha.

O ciclo de seminários será realizado, ao longo do ano, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Amazonas, além do Distrito Federal.

Para abrir o ciclo Q+50, no Rio, estão confirmados conferencistas com papel fundamental na discussão contemporânea das grandes cidades: o urbanista italiano Bernardo Secchi e o escritor indiano Suketu Mehta.

Secchi, professor da Escola de Arquitetura de Veneza e um dos mais influentes urbanistas do mundo, foi um dos 10 arquitetos convidados pelo governo da França para o Concurso Grand Paris, projeto que prevê a transformação da Região Metropolitana de Paris. O italiano também fez planos para Roma, Londres e Madri, além de ser autor de livros como Prima Lezione di Urbanistica.

O escritor Mehta, que dá aulas na Universidade de Nova York, é autor do premiado e aclamado pela crítica “Bombaim: Cidade Máxima”, livro escrito a partir de sua imersão no cotidiano de Mumbai, uma das cidades mais populosas do mundo. O documento é considerado um retrato fiel das cidades contemporâneas. A obra do indiano foi finalista do Prêmio Pulitzer de 2005 e esteve entre os melhores livros do ano segundo a revista The Economist, em 2004.

Outras atividades serão realizadas. Diversos temas serão discutidos em mesas redondas com a participação de nomes como o da socióloga Maria Alice Rezende de Carvalho, das arquitetas Margareth Pereira (RJ), Angela Gordilho Souza (BA) e Elisabete França (SP), do arquiteto Jorge Guilherme Francisconi (DF), do físico Luis Alberto Oliveira e do economista Mauro Osório. As discussões se aprofundarão em grupos de trabalho, que discutirão os temas “Democracia e cidade: serviços públicos, infraestrutura, moradia, saneamento”, “Ethos urbano e urbanidade: espaços públicos e coletivos, regionalidades espaciais e culturais, cultura urbana, ecologia” e “Movimentos urbanos e oportunidades: participação social, novos atores sociais, planejamento participativo”.

  • Título

    Seminário de Política Urbana | Quitandinha+50
  • Organizadores

    IAB-RJ e CAU-BR
  • De

    27 de Fevereiro de 2013 09:00 AM
  • Até

    01 de Março de 2013 06:00 PM
  • Onde

    IAB-RJ
  • Endereço

    Rua do Pinheiro, 10, Rio de Janeiro

Confira a programação completa no site.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: ""Arquitetura, Cidade, Metrópole – Democratizar Cidades Sustentáveis" - Seminário Quitandinha+50 no Rio de Janeiro" 04 Mar 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-98628/arquitetura-cidade-metropole-democratizar-cidades-sustentaveis-seminario-quitandinha-mais-50-no-rio-de-janeiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.