Calatrava é criticado pelo Complexo Valência

© Flickr user FromtheNorth. Used under Creative Commons

Elogiado por suas misturas de arquitetura e engenharia, ainda que criticados já que suas obras raramente obedecem um orçamento, o valenciano Santiago Calatrava é exemplo do termo controvérsia. Seu último projeto de destaque foi o maior marco de Valência e o segundo complexo cultural mais visitado na Espanha: A cidade das artes e ciências.

Saiba mais a seguir.

Localizado em uma região de edifícios não acabados, endividados e relacionados à corrupção - como descrito por NPR - o complexo cultural de 1.2 bilhões de euros está sendo criticados pelos aumentos incontroláveis dos originais 300 milhões estimados. Em sua defesa contra as alegações de que os preços elevados contribuíram com a angústia econômica da cidade espanhola, Calatrava argumentou em entrevista a RIBA que o projeto de 20 anos foi responsável por apenas uma parte do orçamento da cidade, chegando a cerca de 60 milhões de euros por ano.

Calatrava acrescentou que a Cidade das Artes e Ciências regenera uma parte decadente da cidade, entre o centro e a costa do Mediterrâneo, criando também um destino cultural que "coloca Valência no mapa".

"Foi mais de cinco diferentes governadores e ninguém questionou o projeto", disse. "Tenho certeza que as pessoas estão felizes".

Embora o complexo seja uma possessão entre muitos moradores, alguns estão começando a questionar também o preço da manutenção. De acordo com o El Mundo de 2005, El Palau de les Arts Reina Sofia com aço laminado na fachada está descascando. Uma situação cara e indesejável para um edifício tão novo.

El Palau de les Arts Reina Sofia via El Mundo

Via NPR, BDOnline, El Mundo

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Calatrava é criticado pelo Complexo Valência" [Calatrava Criticized for Valencia Complex] 21 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-98550/calatrava-e-criticado-pelo-complexo-valencia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.