Q1, Bairro ThyssenKrupp em Essen / JSWD Architekten + Chaix & Morel et Associés

Q1, Bairro ThyssenKrupp em Essen / JSWD Architekten + Chaix & Morel et Associés - Mais Imagens+ 17

  • Plano Geral: ECE Projektmanagement GmbH & Co. KG
  • Cliente: ThyssenKrupp AG
  • Instalações Externas: Kipar Landschaftsarchitekten
  • Consultor De Fachada: Priedemann, Berlin und Werner Sobek
  • Estrutura: IDN Ingenieurbüro
  • Iluminação: Licht Kunst Licht
  • Construção Da Fachada: Frener + Reifer, Brixen / Bressanone, Italien
  • Cidade: Essen
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
© Christian Richters

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao anunciar seu retorno para Essen, a parte principal, ThyssenKrupp AG, volta sua atenção para onde a gigante da tecnologia tem suas raízes. A companhia continua a escrever a história na base da antiga Fried. Krupp abriu a fábrica de ferro em 1811. Tipologicamente, o novo bairro segue a ideia de campus da arquitetura, um conjunto de vários edifícios individuais em um "tapete verde" com árvores, ligando caminhos e pequenas praças. As expectativas foram focadas na estrutura que refletiria em mudanças dentro da empresa. O edifício Q1 é uma expressão facilmente percebida no eixo da estrutura de fornecimento de água.

© Michael Wolff

O novo campus simboliza abertura, reunião como também comunicação, ambos dentro do bairro e olhando para fora, para os limites vizinhos. O motivo primordial do desenho aplicado em todos os novos edifícios no campus é o princípio "shell - core" (ideia de casca e de núcleo). Todos os edifícios do bairro são compostos de elementos em forma de L que encerram os espaços compartilhados centrais. Isto cria um claro alinhamento, não só com a sede (Q1) mas também com edifício do fórum (Q2) e os edifícios de escritórios vizinhos Q5 e Q7. Há dois tipos de fachadas: Uma que se volta para o espaço central, e outra é a fachada exterior que, por consequência, é responsável pelo impacto que as edificações causam no entorno.

© Christian Richters

Não é a altura, mas a forma única e expressiva do edifício Q1 que confere o seu status de especial no campus. O uso de geometrias primárias dos volumes ao redor de um centro comum cria não apenas uma aparência exterior emocionante, mas também fascinantes progressões espaciais em seu interior. O átrio com cobertura de vidro localiza-se no centro do edifício. A construção sobe mais de 10 andares e é segmentada por incontáveis mezaninos e passarelas. Duas janelas monumentais funcionam como delimitadores no lado norte e sul. O novo sistema de proteção solar de alta eficiência tem um papel fundamental na aparência geral do Q1. Cerca de 400.000 laminas de aço inoxidável são orientadas para que a luz do sol seja redirecionada sem bloquear a vista.

© Günter Wett

O edifício Q1 foi agraciado com um certificado de ouro pela Sociedade Alemã de Sustentabilidade (DGNB). Também recebeu o prêmio BDA Essen. o "Prêmio 2012 da construção civil alemã em aço" e um dos "LEAF Awards", além de outros.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:ThyssenKrupp Allee 1, 45143 Essen, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Q1, Bairro ThyssenKrupp em Essen / JSWD Architekten + Chaix & Morel et Associés" [Q1, ThyssenKrupp Quarter Essen / JSWD Architekten + Chaix & Morel et Associés] 16 Fev 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-97728/q1-bairro-thyssenkrupp-em-essen-slash-jswd-architekten-plus-chaix-and-morel-et-associes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.