Fabricando Terreno: Refúgio de Gelo / Koepcke + Prado

Sob a direção de David Mah, Carl Koepcke y Marshall Prado da Escola de Design de Harvard, foi criado um sistema para a construção de um refúgio de rápida implantação - inflável - com a neve e o gelo como materiais de construção. O refúgio temporário está projetado para ambientes frios e utiliza as propriedades isolantes e a resistência à compressão dos próprios materiais, alcançando a elaboração de um volume espacial de curva catenária. Imagens do projeto construído e mais informações, a seguir.

Fabricando Terreno: Refúgio de Gelo / Koepcke + Prado - Mais Imagens+ 15

Utilizando técnicas de modelagem paramétrica e fabricação digital, o espaço interno do alojamento está definido por painéis de plástico que se unem para formar a estrutura. Os painéis fornecem uma guia leve e pouco volumosa para o refúgio, o que permite aos usuários transportar o sistema em uma mochila até que a construção seja necessária.

© Koepcke + Prado

"Ao invés de usar os tradicionais Iglu, o processo proposto poderia ser auto-formado em condições úmidas e congeladas", explicaram os projetistas. O refúgio de paredes finas autoportantes se baseia em uma pesquisa anterior sobre as estruturas infláveis como dispositivos que "geram espaço".

© Koepcke + Prado

O produto final tem uma variação de seções dentro da estrutura catenária para otimizar o interior e os espaços externos. Esta forma utiliza pressão de ar e diafragmas catenários para controlar a forma desejada ao inflá-la. 

© Koepcke + Prado

O reforço de tela é utilizado para fortalecer e conectar as nervuras da catenária, enquanto que uma fina capa de gelo é capaz de suportar a si mesma sem reforços adicionais.

Planta

No video a seguir podemos ver o processo de montagem da proposta.

http://vimeo.com/36898697

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Fabricando Terreno: Refúgio de Gelo / Koepcke + Prado" [Fabricando Terreno: Refugio de Hielo / Koepcke + Prado] 09 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-97332/fabricando-terreno-refugio-de-gelo-slash-koepcke-plus-prado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.