Biblioteca Nam June Paik / N H D M

Biblioteca Nam June Paik / N H D M - Imagem 2 de 10Biblioteca Nam June Paik / N H D M - Escada, Fachada, Corrimão, VigaBiblioteca Nam June Paik / N H D M - Bancada, Sofá, Cozinha, Mesa, Cadeira, VigaBiblioteca Nam June Paik / N H D M - UrbanoBiblioteca Nam June Paik / N H D M - Mais Imagens+ 5

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada por N H D M / Nahyun Hwang + David Eugin Moon, a Biblioteca Nam June Paik é a nova biblioteca pública de arte em Nam June Paik Art Center, em Yong-In, Coreia do Sul, que abriu ao público em geral em 2011. Inspirada pelos processos artísticos de Nam June Paik, a biblioteca foi projetada como um dispositivo multifuncional espacial, que redefine a relação entre os usuários da biblioteca e a informação. Enquanto a biblioteca convencional é caracterizada pela transmissão direcional do conteúdo estático, centralizado e pré-definido, esta biblioteca visa promover o acesso não linear e aleatório à informação, e a sua produção para além do consumo. Mais imagens e descrição dos arquitetos após o intervalo.

O objetivo da Biblioteca Nam June Paik é coletar, preservar e providenciar acesso ao material histórico e contemporâneo relacionado com a história e as atividades de Nam June Paik e sua arte. Oferece aos acadêmicos um espaço para pesquisa profissional e, para a comunidade local, um fórum aberto para o engajamento cultural. A biblioteca abriga e circula a Coleção de Arquivos do Centro Nam June Paik, Arquivos de vídeo de Nam June Paik, e uma rara coleção de filmagens de Fluxus, bem como os materiais gerados pelo usuário. O projeto e construção da biblioteca foi possível pela cidade de YongIn e pelo Fundo da Biblioteca do Governo da Província de Gyeoggi.

Diagrama 01

Através de expressão espontânea e justaposição de ideias, o consumidor da informação, torna-se o produtor, e os conteúdos estáticos da biblioteca transformam-se em dinâmicos. A geração coletiva e valorização da informação faz com que a experiência da biblioteca seja multidirecional e recíproca.

Diagrama 02

A Máquina da Biblioteca localizada no centro da mesma implementa os seguintes 6 dispositivos arquitetônicos e de programação:

Diagrama 03

1. Espalhamento - A justaposição da informação dispersa produz uma complexidade que contrasta a forma geométrica simples inicial.

Biblioteca Nam June Paik / N H D M - Escada, Fachada, Corrimão, Viga
Cortesia de N H D M

2. Conteúdo não-textual / Fora do Local - Objetos relacionados ao trabalho de Paik estão dispersos, conectados, e mapeados através da superfície da máquina. Mídias dinâmicas reprogramáveis podem comunicar trabalhos anteriores de Paik, bem como informações sobre acontecimentos artísticos e outros fora do local de interesse.

Biblioteca Nam June Paik / N H D M - Urbano
Cortesia de N H D M

3. Engajamento físico - áreas de armazenamento adicionais e prateleiras únicas nas longas gavetas são incorporadas para ajudar a futura expansão da coleção, enquanto que induz a curiosidade, interatividade e engajamento divertido.

Biblioteca Nam June Paik / N H D M - Imagem 2 de 10
Cortesia de N H D M

4. Laboratório de produção - Dentro da máquina está leitura, laboratórios de vídeo, instalação e um espaço também para debates e oficinas em grupo.

Biblioteca Nam June Paik / N H D M - Bancada, Sofá, Cozinha, Mesa, Cadeira, Viga
Cortesia de N H D M

5. "Células de representação" - Conteúdo também é gerado por usuários que podem contribuir para o intercâmbio de informações. Espaços pequenos ou vitrines são disponibilizados para exibição pública.

Corte

6. "Machinettes" da biblioteca, os auxiliares de multiplicação - Peças da máquina podem se destacar como módulos independentes e podem viajar livremente para outras salas ou mesmo ao ar livre para executar funções comunicativas, como projeções de vídeo ou performances de som. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:85 Sanggal-dong, Giheung-gu, Yongin-si, GyeongGi-do, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Nam June Paik / N H D M" 12 Fev 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-97211/biblioteca-nam-june-paik-slash-n-h-d-m> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.