12 Houses in Icod / daolab

12 Houses in Icod / daolab - Mais Imagens+ 26

Icod de los Vinos, Espanha
  • Arquitetos: daolab; daolab
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Esaú Acosta

Descrição enviada pela equipe de projeto. Icod é um complexo híbrido de 12 residências entre um bloco de apartamentos e  casas geminadas com jardim. Mas esta é apenas uma consequência. O que explica são duas singularidades. Uma é a sua geolocalização territorial e a outra é ser promovida por uma iniciativa privada local.

© Esaú Acosta

Tenerife é uma ilha montanhosa no Atlântico, com uma população de cerca de 500 habitantes por km², mas com uma taxa muito elevada de ocupação do solo com baixa densidade estando próximo à saturação e sobrecarregando sua sustentabilidade. O empreendimento vem de um vizinho em um terreno familiar a poucos metros  de proximidade de sua casa e consciente da situação da ilha.

© Esaú Acosta

As oportunidades surgem da negociação entre os arquitetos e os empreendedores para obter as estratégias apropriadas. Para nós, a ilha é um campo de células autônomas e auto-regeneradoras como uma cidade feita de casas; territorialidade virou urbanidade, que é a sua escala ... nós chamamos de 'terrurbanidade'.

Diagrama

E geramos um nó neste quadro trabalhando com materiais e fornecedores locais, mas gerando uma célula mais  densa e mais eficiente com um novo paradigma dentro dela. Tudo isso levou a um processo de empoderamento da promoção privada local. 
.....A semente é plantada.

© Esaú Acosta

Em termos de eficiência nós buscamos a maior densidade possível, o número máximo de habitações. A grande profundidade do terreno (de forte inclinação) pressagiava pátios internos. Ambas as razões nos levaram a implementar uma estratégia única que se mostrou suficiente para todas as nossas ambições: superexplorar esses pátios, densificar a sua utilização.

© Esaú Acosta

Uma casa pátio que eleva uma parte de sua planta, permitindo a passagem através do pátio sob o corredor que se tornou escada. Este esquema, junto com seu vizinho, produz uma simbiose tão forte que auto-regula e promove relações. Este módulo repetido 6 vezes gera o edifício e atinge uma alta eficiência energética, a fim de obter um espaço público controlado, sombreado e protegido que serve como pulmão e coração. Além disso, este sistema leva a vida da comunidade para sua cobertura de forma natural, proporcionando este espaço de idiossincrasia como área de lazer (o jardim) e qualificando todo o complexo.

© Esaú Acosta

São habitações com 2 e 3 quartos de pequenas dimensões, mas com uma espacialidade enorme. O espaço é luxo. Todas as casas têm condições idênticas de orientação, vistas, altura, acesso, ventilação, iluminação ... Conscientemente atuamos desde postulações metabolistas que estavam implícitas no projeto.

Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Icod de los Vinos, Tenerife, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "12 Houses in Icod / daolab" [12 Houses in Icod / daolab] 13 Fev 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-97081/12-houses-in-icod-slash-daolab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.