Mostra "Design da Periferia"

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, procurando continuar com a formação do acervo do Pavilhão das Culturas Brasileiras, fez um mapeamento da produção artística, não especificamente erudita, que surge da capacidade de invenção do povo brasileiro.

Cortesia de Mistura Urbana

A mostra Design da Periferia, com curadoria de Adélia Borges, é o resultado das pesquisas realizadas por todo o Brasil em busca de preciosidades do "design brasileiro" que devem ser notadas. Devido à precariedade da vida de alguns brasileiros, soluções foram criadas em artefatos que procuram suprir as necessidades cotidianas. Segundo a curadora, “o conceito de periferia é sempre relativo, ele depende de um centro, que pode ser geográfico – um país periférico aos que têm mais voz no mundo, ou a parte de uma cidade que está distante do seu centro, por exemplo – ou pode ser metafórico, no sentido de não pertencer ao mainstream. É com esse sentido que estamos trabalhando.”

Cortesia de Mistura Urbana

A mostra está dividida em quatro módulos: rua, casa, corpo e brincadeiras, compostos por objetos, vídeos e fotografias. O módulo rua apresenta as instalações que ocupam os espaços urbanos como os vendedores ambulantes, anúncios gráficos, carros de sucata etc. O módulo casa destaca invenções domésticas. Já o módulo corpo exibe elementos que se relacionam com o "vestir" e outras extensões do corpo humano. E, por fim, as brincadeiras apresentam as releituras engenhosas do universo infantil.

Cortesia de Mistura Urbana

Todas as obras e fotografias apresentadas na exposição integram o acervo do Pavilhão das Culturas Brasileiras. A Secretaria Municipal de Cultura iniciou em 2008 uma política ativa de aquisições, com rigorosa seleção, visando a constituir um acervo único no país, no campo da arte e do design popular, por considerar que é obrigação do poder público proteger esse patrimônio.

Cortesia de Mistura Urbana

A exposição é uma forma de destacar e uma oportunidade para que conheçamos soluções simples e inteligentes criadas pelas raízes do povo brasileiro.

Cortesia de Mistura Urbana

A exposição, que começou no fim de janeiro, acontece até o dia 29 de Julho no Pavilhão das Culturas Brasileira no Parque do Ibirapuera, com entrada gratuita.

Cortesia de Mistura Urbana
  • Título

    Design da Periferia
  • Tipo

    Evento
  • Organizadores

    Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo
  • De

    25 de Janeiro de 2013 12:00 AM
  • Até

    29 de Julho de 2013 12:00 AM
  • Onde

    Parque Ibirapuera
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Mostra "Design da Periferia"" 10 Mar 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-96995/mostra-design-da-periferia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.