Clássicos da Arquitetura: Frederick C. Robie House / Frank Lloyd Wright

Clássicos da Arquitetura: Frederick C. Robie House / Frank Lloyd Wright - Imagem 3 de 19
© Columbia University

Uma composição de espaços públicos e privados distancia discretamente a casa da rua, sob uma série de planos horizontais. Ao criar esta sobreposição de planos, o espaço interior se expande ao exterior, ao mesmo tempo em que cria certo enclausuramento. Um enorme balanço sobre a varanda se estende três metros de seu ponto estrutural mais próximo.

Clássicos da Arquitetura: Frederick C. Robie House / Frank Lloyd Wright - Janela, Tijolo, Fachada
© flickr alykat_1. Used under Creative Commons
Corte

A entrada da residência não é claramente definida. Uma lareira separa a sala de estar da sala de jantar, que é aberta para a sala de bilhar e de jogos acima. O programa inclui uma sala de estar, cozinha, quatro dormitórios e ala de serviço.

Clássicos da Arquitetura: Frederick C. Robie House / Frank Lloyd Wright - Mesa, Viga
© homas A. Heinz CORBIS
Planta 2° pavimento

Os dormitórios são determinados através de um grid modular ordenado pelo montante das aberturas. O projeto apresenta janelas fora do padrão, janelas compostas por peças de vidro transparentes e coloridos, geralmente com representações da natureza.  Esse tipo de estratégia permite iluminação e privacidade. São 174 janelas de vidro feitas de chapas de vidro polido, vidro catedral e juntas de zinco banhadas em cobre. Os beirais nas fachadas leste e oeste, juntamente com o teto baixo, enfatizam o eixo da casa e as vistas voltadas ao exterior.

Os balanços foram calculados de acordo com os ângulos do sol. No verão, o sol do meio-dia atinge apenas o fundo de toda a fachada. Já nos meses de primavera e outono, a luz entra e aquece a residência.

Clássicos da Arquitetura: Frederick C. Robie House / Frank Lloyd Wright - Janela, Tijolo, Fachada, Pilar
© flickr pov_steve. Used under Creative Commons

Toda a casa é revestida em tijolo romano, e apenas a sacada em balanço tem vigas de aço para apoio estrutural. Linhas horizontais, extensos beirais, um interior acolhedor com o mobiliário desenhado pelo arquiteto, equilíbrio entre os espaços públicos e privados.

Clássicos da Arquitetura: Frederick C. Robie House / Frank Lloyd Wright - Escada, Tijolo, Fachada
© flickr mach3. Used under Creative Commons
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  1908-1910

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Frederick C. Robie House / Frank Lloyd Wright" 30 Jan 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-94257/classicos-da-arquitetura-frederick-c-robie-house-slash-frank-lloyd-wright> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.