Casa Pohutukawa / Herbstarchitects

O terreno que encontramos foi extremamente desafiador pois 90% estava coberto com árvores adultas de Pohutukawa, este lote é parte de uma faixa contínua de floresta que margeia a estrada ao longo da orla marítima.

© Patrick Reynolds

As circunstâncias não favoreciam muito, mas permitiram uma resposta poética sensível a um edifício,  que procurando existir, exigia a destruição de um grande número de árvores adultas. Ao fim,  buscamos nas próprias   árvores as respostas que necessitávamos para solucionar nosso problema.

© Patrick Reynolds

Separamos os espaços  requisitados em : privados e ”públicos”, promovendo formas  individuais  com as quais se articulam  as volumetrias. As funções privadas dos dormitórios e a  garagem estão localizados em duas torres que podem ser lidas   como árvores  que foram recentemente cortadas. Em referência à casca, as  ”peles” das torres  são revestidas de madeira serrada em bruto com tons oxidados de preto / preto com um padrão irregular.

© Patrick Reynolds

Os espaços interiores são entendidos como uma subtração de pedaços de madeira, além do detalhamento total das paredes / coberturas e os mobiliários de madeira com a mesma madeira leve.

© Patrick Reynolds

O espaço público que liga as duas torres e visa interagir com a floresta ao redor do projeto de Pohutukawa  é definido como um espaço que mistura  o  potente meio ambiente natural e a  forma construída.

© Patrick Reynolds

O projeto de cobertura  é estruturado gerando contato entre as torres e a copa das árvores, que desintegra-se a partir de um plano rígido até um extremo desgastado que filtra a luz de forma semelhante ao das folhas das árvores. A estrutura primária de suporte do telhado é uma série de elementos de árvores que fazem alusão aos troncos  e galhos, mas são detalhados com uma geometria rigorosa  que sugere uma ordem natural e assim, conformando o edifício.

© Patrick Reynolds

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Herbstarchitects
  • Ano:
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Ecológico
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Pohutukawa, Nova Zelândia
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Herbstarchitects

Informação Complementar:

  1. Empreiteiro: John Armstrong

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Casa Pohutukawa / Herbstarchitects" 06 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-9421/casa-pohutukawa-herbstarchitects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.