Arte e Arquitetura: Desenhos que misturam Arquitetura e Escultura

Cortesía de Carlos de Riaño

O estudante de arquitetura Carlo de Riaño Carril desenha por hobby. Seus desenhos são uma mistura entre arquitetura e escultura, explica ele. Espanhol e residente em Madrid, se interessa principalmente pela música, cinema, esportes e sobretudo arquitetura e construção. Além da técnica nessas disciplinas, ele possui interesse em história. Depois de viver durante o ano passado em Palermo (Sicília - Itália), através de sua bolsa do programa Erasmus da União Europeia, recorreu toda Itália que é um de seus países favoritos.

Na continuação, uma descrição do trabalho segundo o autor.

Cortesía de Carlos de Riaño

Os desenhos que faço estão na metade do caminho entre o arquitetônico e o escultórico. Não podem ser arquitetura porque carecem de um programa e não atendem à algumas necessidades. São espaços e formas que não resolvem nada. No entanto, a linguagem utilizada é muito próxima à arquitetônica e ao de um determinado modo de construção. Aparentemente, qualquer um dos desenhos poderiam se assemelhar à ideia do que é um edifício, salvo que nenhum deles possui alguma lógica. São arbitrários e irracionais, por isso poderiam se aproximar mais do terreno escultórico. Todavia, pela estreita relação que existe entre escultura e arquitetura, não seria muito complicado converter tais formas em espaços úteis que conformem arquitetura sempre e quando não forem criadas na realidade.

Cortesía de Carlos de Riaño

Comecei fazendo estes desenhos para expressar ideias simples que tinha na cabeça, mas, pouco a pouco, ia somando e adicionando improvisadamente outras igualmente simples e obtinha algo muito complexo. Como continuei produzindo, a única evolução até o momento foi a dos que criei mais densos. No mesmo espaço (porque até agora todos foram feitos numa A4) fui colocando mais informações até chegar aos últimos desenhos, nos quais a densidade é extrema.

Cortesía de Carlos de Riaño

Os únicos meios materiais que disponho para realizar estes desenhos são uma A4 e e um pilot V 5 (que nos últimos foi substituído por um G-TEC-C4, que permite uma linha mais fina para poder aumentar a densidade do desenho). A técnica para conseguir uma linha tão reta é colocar o papel numa posição que ao traçar uma linha a mão levantada me saia o mais reta possível.

Cortesía de Carlos de Riaño

Para mais informações você pode acessar o blog e a página no Facebook.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Benoit, Olivia. "Arte e Arquitetura: Desenhos que misturam Arquitetura e Escultura" [Dibujos que mezclan arquitectura y escultura] 03 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-94080/arte-e-arquitetura-desenhos-que-misturam-arquitetura-e-escultura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.