Casa-Caixa / u+a arquitectura

© Héctor Santos-Díez
Vigo, Espanha
  • Arquitetos: u+a arquitectura; u+a arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  53
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotógrafo:Héctor Santos-Díez

Casa-Caixa  / u+a arquitectura - Mais Imagens+ 7

© Héctor Santos-Díez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto envolveu a reforma de um apartamento de 53 m² de um jovem casal. O apartamento, localizado no último pavimento de um edifício de 1910, era originalmente dividido em cinco cômodos, além de uma cozinha bastante pequena, um banheiro e uma despensa com pé direito de um metro e meio. 

Corte

Um novo espaço, completamente diferente, surge. Já estava lá, esperando por ser descoberto. A conservação do apartamento se tornou o objetivo e inspiração do projeto.

© Héctor Santos-Díez

Para fortalecer a ambiência e a espacialidade, o interior foi esvaziado. As divisórias internas foram eliminadas, assim como o forro que cobria as tesouras de madeira originais da cobertura.

© Héctor Santos-Díez

Para isso, decidiu-se concentrar as questões mais técnicas em uma estrutura simples e leve. Em volta desta, o restante dos espaços se interligam e, ao mesmo tempo, permanecem isolados visualmente.

© Héctor Santos-Díez

Para materializar esta ideia, uma caixa de madeira abriga a bancada da cozinha, o banheiro, a lavanderia, as pias, o chuveiro e um pequeno closet. Esta peça de madeira foi concebida como um mobiliário. Construída com madeira de bordo, é um tributo à paixão do proprietário por violões espanhóis, geralmente feitos deste material. 

© Héctor Santos-Díez

Por ser um trabalho de reforma, considerou-se importante manter algumas referências ao passado, colocando o que já existia em um novo contexto, mas mantendo a essência e história.

© Héctor Santos-Díez

Elementos existentes e sistemas construtivos foram recuperados: divisórias leves internas, persianas, a estrutura de madeira, piso tábuas de pinos. Todas as divisórias foram montadas por um carpinteiro. Não há azulejos cerâmicos. O chuveiro foi instalado usando painéis fenólicos com ranhuras antiderrapantes. 

Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa-Caixa / u+a arquitectura" [Principe's Box House / u+a arquitectura] 29 Jan 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-93966/casa-caixa-slash-u-plus-a-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.