As Torres Al Bahar e sua fachada sensível, por Aedas Architects

Enfrentando o clima extremo de 37 ° C, ventos de areia e 0% de probabilidade de chuva em Abu Dabhi, os arquitetos enfrentam uma batalha difícil ao projetar seus edifícios altos. Com um projeto deficiente, as areias podem comprometer a integridade estrutural do edifício e o intenso calor e claridade podem dificultar um ambiente interno confortável. Em resposta a isso, as Torres Al Bahar - dos arquitetos de Aedas -  é composta por uma fachada que responde a estes estímulos climáticos levando como inspiração cultural a "mashrabiya", um dispositivo tradicional islâmico de sombreamento em rede.

Mais informações e imagens depois do intervalo.

As Torres Al Bahar e sua fachada sensível, por Aedas Architects - Mais Imagens

Concluídas em Junho de 2012, o sistema de sombreamento das torres de 145 metros de altura foi desenvolvido pela equipe de design computacional de Aedas. Utilizando uma descrição paramétrica da geometria dos painéis da fachada, o equipamento foi capaz de simular o funcionamento em resposta à exposição ao sol e às alterações dos ângulos de incidência durante os vários dias do ano.

Cortesía de Aedas

A tela funciona como uma parede cortina, colocadas a dois metros da fachada externa dos edifícios em um um quadro separado. Cada triângulo é revestido com fibra de vidro e programado para responder ao movimento do sol, como uma maneira de reduzir os raios solares e o brilho. À noite, todas as telas se fecham.

Fachadas

Estima-se que a tela reduz os raios solares em mais de 50 por cento e também a necessidade do uso de ar condicionado. Além disso, a sua capacidade de filtrar a luz tem permitido aos arquitetos serem mais seletivos na escolha do vidro. "Isso nos permite usar de forma mais natural um vidro fumê, que permite uma entrada maior de luz  no interior e diminui necessidade de luz artificial.  Trata-se de utilizar uma técnica antiga de uma maneira moderna, que também responde à aspiração do emirado de assumir um papel de liderança no campo da sustentabilidade ", diz Peter Oborn de Aedas.

Fachadas

As Torres foram premiadas com o Prêmio Tall Building Innovation 2012 da CTBUH, Council on Tall Buildings and Urban Habitat - Conselho de Edifícios Altos e Habitat Ubano. "A fachada das torres Al Bahar, controladas por computador para responder às condições ideais solares e de luz, nunca foi alcançada nesta escala antes. Além disso, a expressão dessa pele exterior parece enraizar firmemente o edifício em seu contexto cultural" , explicou Chris Wilkinson, da Wilkinson Eyre Architects, um dos jurados da Premiação.

Cortesía de Aedas

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "As Torres Al Bahar e sua fachada sensível, por Aedas Architects" [Las Torres Al Bahar y su fachada sensible, por Aedas Architects] 28 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-93779/as-torres-al-bahar-e-sua-fachada-sensivel-por-aedas-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.