Cinema e Arquitetura: "São Paulo - Symphonia da Metropole"

Hoje no Cinema e Arquitetura aproveitamos a data especial, aniversário de 459 anos de São Paulo, para apresentar o filme "São Paulo - Symphonia da Metropole", um documentário que retrata a cidade de São Paulo no final da década de vinte.

Inspirados por "Berlim, Sinfonia de uma Grande Cidade" os diretores Rodolfo Lustig e Adalberto Kemeny realizaram este documentário que possui como protagonista a capital paulista. Considerado por críticos como um clássico do cinema brasileiro, o filme de 1929, que é mudo, transmite a sua mensagem retratando o urbanismo, moda, monumentos públicos, industrialização, fatos históricos, expansão do café e o burburinho do cotidiano na metrópole durante aquela época.

A narrativa apresenta um culto à modernidade recém chegada em São Paulo, que é apresentada como uma cidade moderna, como qualquer outra metrópole norte-americanas ou europeias, assim que a trama é desenvolvida através das imagens que sugerem esta ideia, de São Paulo como uma cidade que faz parte do "progresso".

De certo modo, é inegável que o filme não deixa de ser uma prova viva de que a cidade já estava incluída, ou ao menos buscava estar, nas experiências de vanguarda dos grandes centros mundiais durante as primeiras décadas do século passado.

INFORMAÇÕES

Direção: Adalberto Kemeny, Rudolf Rex Lustig

Roteiro: Adalberto Kemeny

Ano:1929

Tempo: 90 min.

TRAILER

ANIVERSÁRIO 459 ANOS

O SESC-SP possui uma programação especial para comemorar o aniversário da cidade. O SESC Ipiranga apresentará hoje às 18:00 e amanhã às 21:00 sessões do filme. Com a participação especial do ator Paulo César Pereio (hoje) e do acordeonista Toninho Ferraguti (dia 26/01). A projeção desse clássico será acompanhado de trilha executada ao vivo por Livio Tragtenberg, Wilson Sukorski e um convidado diferente a cada dia. Com novas sonoridades o espectador é convidado a olhar a cidade do passado ouvindo os sons do presente, estabelecendo um diálogo temporal que busca a emoção, a reflexão e a contemplação. Concepção musical: Livio Tragtenberg e Wilson Sukorski.

Para mais informações sobre as sessões, clique aqui.

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Cinema e Arquitetura: "São Paulo - Symphonia da Metropole"" 25 Jan 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-93587/cinema-e-arquitetura-sao-paulo-symphonia-da-metropole> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.