Instituto AIA entrega Prêmios de Honra para Arquitetura 2013

O Instituto Americano de Arquitetos (AIA) selecionou os ganhadores de 2013 dos Prêmios de Honra do Instituto (2013 Honor Awards), o reconhecimento mais alto da profissão, das obras que exemplificaram a excelência em arquitetura, arquitetura de interiores e desenho urbano. Selecionados entre mais de 700 trabalhos; 28 ganhadores de todo o mundo serão homenageados na “Convenção Nacional e Exposição de Desenho em Denver” da AIA 2013.

As honras máximas em arquitetura foram entregues às seguintes obras:

© Tim Bies / Olson Kundig Architects

Art Stable, Seattle / Olson Kundig Arquitectos

Art Stable é um edifício de sete pavimentos de uso misto, um projeto de preenchimento urbano na zona de South Lake Union de Seattle. Construído no lugar de um antigo estábulo, o projeto simples e de baixo custo de manutenção, se baseia na tipologia de armazém dos antigos bairros industriais. Ambas fachadas frontal e posterior do edifício estão ativas: portas com 2,4 m  por 2,1 m se encontram ao londo dos 12 m de altura da fachada - a posterior revestida em aço e a frontal envidraçada - se abrem através dum mecanismo manual. Um sistema geotérmico integrado na estrutura do edifício e a ventilação natural geram eficiência no aquecimento e resfriamento.

© Tom Crane

Fundação Barnes, Filadélfia / Tod Williams Billie Tsien Arquitetos

O novo museu reproduz as galerias das antigas instalações de Paul Cret, mas oferece aos visitantes um espaço contemplativo, repleto de luz. Concebida como "uma galeria num jardim e um jardim numa galeria", o novo edifício faz uma homenagem à instalação de Merion e oferece aos visitantes uma experiência pessoal e contemplativa. A legendária coleção de arte Barnes é exibida numa galeria de 3.600 m² que reproduzem a escala, proporção e a configuração original dos espaços Merion. Para enfatizar o compromisso do fundador com a educação e a interação visual entre a arte e a natureza, as galerias agora incluem uma sala de aula em cada andar, um jardim interno e condições lumínicas de melhor qualidade.

© James Ewing

Pavilhão para Embarcações em Long Dock Park, Beacon, New York / Architecture Research Office (ARO)

Este projeto para o Scenic Hudson Land Trust é um pavilhão-barco num novo parque na cidade de Beacon. Uma das novas estruturas criadas para o Parque Long Dock, o Pavilhão está às margens do rio Hudson. Sua cobertura é um plano de uma chapa de aço ondulado paralelo a um amplo deck de madeira Cumaru de onde chegam os barcos. O programa inclui espaço para armazenar um total de 64 caiaques ou canoas, um vestiário e uma zona de armazenamento, e estão delimitados por painéis de barras de alumínio. Permitindo tanto a contemplação como também a atividade desportiva, o projeto estabelece uma relação positiva entre os usuários e o rio Hudson.

© Michael Moran

CENTRA Metropark, Iselin, Nova Jersey / Kohn Pedersen Fox (KPF)

Desenvolvido por The Hampshire Companies, CENTRA re-imagina uma obsoleta estrutura existente numa escritório experimental, seguindo o "estado da arte". Elevando estrategicamente 3.000 m² à planta superior, a presença do projeto não apenas se duplica, mas também proporciona um elemento urbano que brilha num contexto local urbano "sub". O novo local de alta performance, a expressiva estrutura metálica assimétrica de coluna-árvore e a vida suportando a nova estrutura de quatro pavimentos e os novos pátios de luz, todo trabalho em conjunto para trazer uma terceira área mais rentável, e uma estética dinâmica que se baseia na integração do entorno natural com os novos espaços cívicos urbanos.

© Scott Frances

Universidade Clemson, Lee Hall College of Architecture, Clemson, Carolina do Sul / Thomas Phifer and Partners

A ampliação do Lee Hall College de Arquitetura, Artes e Umanas da Universidade de Clemson é um edifício ultra eficiente do ponto de vista energético. O edifício tem 16.500 m² foi concebido para mudar nas crescentes necessidades da universidade que inclui 12 programas  de graduação profissional. Para cultivar esse sentido de comunidade dentro da ampliação, os elementos do programa se misturam para criar um ambiente de "polinização cruzada" entre as disciplinas através da adjacência, permitindo que os estudantes aprendam com outros estudantes e professores. A proximidade e a transparência são tratadas com cuidadosos detalhes envidraçados entre os elementos do programa interior.

© Roberto de Leon

Centro de operações Mason Lane Farm, Goshen, Kentucky / De León & Primmer Architecture Workshop

O projeto consolida as dispersas instalações operacionais de uma fazenda de 80 hectares num complexo único e centralizado. Enraizado na simplicidade das estruturas agrárias regionais e tradicionais locais de construção, o projeto aceita o desafio das restrições de desenho para as estruturas convencionais “kit-of-parts” e explora as possibilidades de estratégias sustentáveis passivas baseadas numa compreensão global das variações do clima e lugar. Um enfoque particular na aplicação do material em relação aos detalhes e a fonte de abastecimento inclui o uso de bambu local para 'tecer' uma envoltória porosa, resistente ao impacto, e painéis de celulose de papel reciclados como isolantes acústicos no interior das paredes.

© Matthew Carbone

Milstein Hall, Universidade Cornell, Ithaca, New York / OMA

Milstein Hall é o primeiro edifício novo em mais de 100 anos do famoso Colégio de Arquitetura, Arte e Planejamento (AAP) na Universidade de Cornell. Ao invés de criar um novo edifício independente, Milstein Hallé um anexo aos edifícios da AAP criando um complexo unificado com níveis contínuos de espaços interiores e exteriores. A fachada é de vidro do piso ao teto e possui um telhado verde com 41 clarabóias. O Edifício tem um balanço de quase 15 metros por cima da Avenida da Universidade, para estabelecer uma relação com o Foundy, uma terceira instalação APP existente.

© Peter Aaron (OTTO)

Morse and Ezra Stiles Colleges, New Haven, Connecticut / Kieran Timberlake

Projetado por Eero Saarinen, o Morse and Ezra Stiles Colleges, formam parte do sistema de residências universitárias da Universidade de Yale. Localizado num terreno irregular na margem ocidental do campus, possui uma geometria orgânica, com os dois edifícios bifurcados por uma passarela elevada. A renovação focou na transformação da mistura das residências estudantis, de habitações individuais à suítes, proporcionando 7.500 metros quadrados subterrâneos de espaço para atividades do estudante, e a transformação de uma paisagem externa seca em uma paisagem sustentável. A ampliação foi concebida como uma unificação com a paisagem, estendê-la através da arquitetura, uma fusão interior - exterior, antigo - novo, acima - abaixo.

© Peter Aarron/ESTO

Biblioteca Pública de New York - Restauração exterior, New York / Wiss, Janney, Elstner Associates, Inc.

A Biblioteca Pública de New York é considerada uma das obras mais importantes dos escritórios de Carrère e Hastings. A equipe de projeto investigou os tratamentos recomendados, e supervisionou uma restauração de US$ 50 milhões para o exterior da biblioteca, como preparativo para seu centenário em 2011. O projeto abordou fachadas de mármore deterioradas , esculturas de arte, portas monumentais de bronze e esquadrias, tetos Monel e as praças do entorno. As reparações incluem a limpeza com água e sabão), preenchimento (através da utilização de argamassa de cal hidráulica), e diversos tratamentos de proteção. Foram realizados mais de 2.000 remendos de reparos de mármore in-situ.

Cortesía de Marlon Blackwell Architect

Igreja Ortodoxa Oriental São Nicolas, Springdale, Arkansas / Marlon Blackwell

Este projeto é o resultado da transformação do edifício duma loja de metais num santuário e sala comunitária. A estrutura simples original foi envolta por uma nova envoltória, escurecendo e aperfeiçoando a forma de duas águas original. Apesar de ser uma estrutura pequena, sua forma audaz a torna visível e reconhecível desde a rodovia que passa não muito longe dali.

Cortesía de LMN

Vancouver Convention Centre West, Vancouver, Canadá / LMN Arquitectos + MCM/DA

O novo Vancouver Convention Centre West integra o ecossistema urbano na intersecção de um vibrante centro de cidade em um dos ecossistemas naturais mais espetaculares da América do Norte. Com a certificação LEED ® Platinum Canadá, o projeto aborda arquitetura, interiores, e desenho urbano num todo que funciona literalmente como uma parte viva da cidade e do porto. A forma do edifício tipo "acidente geográfico" conforma os espaços urbanos, os quais se misturam com a paisagem, ecossistemas marinhos, modais de transporte, comércio e reuniões cívicas. O fechamento perimetral de cristal proporciona fortes vínculos com o contexto urbano e ambiental.

Juri 2013: 

  • Mary Katherine (Mary Kay) Lanzillotta FAIA, Presidente do Juri, Hartman-Cox Architects
  • Brian Fitzsimmons, AIA, Fitzsimmons Architects
  • John Kane, FAIA, Architekton
  • William Leddy, FAIA, Leddy Maytum Stacy Architects
  • Philip Loheed, AIA, BTA Architects, Inc.
  • Robert Maschke, AIA, robert maschke ARCHITECTS inc.
  • Douglas L. Milburn Assoc. AIA, Isaksen Glerum Wachter LLC e Becky Joyce Yannes, AIAS Representante, Drexel University

    Descrição dos projetos via AIA.

Sobre este autor
Cita: Cabezas, Constanza. " Instituto AIA entrega Prêmios de Honra para Arquitetura 2013" [2013 Instituto AIA entrega Premios de Honor para Arquitectura ] 25 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-93448/instituto-aia-entrega-premios-de-honra-para-arquitetura-2013> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.