Casa Búhos / Ambrosi I Etchegaray

Casa Búhos / Ambrosi I Etchegaray - Mais Imagens+ 11

Cidade de Nezahualcóyotl, México
  • Arquitetos: Ambrosi I Etchegaray; Ambrosi I Etchegaray
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luis Gordoa
© Luis Gordoa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se localiza dentro de uma zona residencial a sudoeste da Cidade do México: a Colonia Las Águilas. A tipologia do lugar se caracteriza por construções ecléticas que em seu conjunto criam uma imagem heterogênea de casas agrupadas. O edifício é um retângulo irregular com duas frentes e um declive com mais de 40% de inclinação.

© Luis Gordoa

A implantação separa a habitação de 160 m² com acesso pela rua superior (Búhos) e uma segunda casa, ou apartamentos, de 140 m² com acesso independente pela rua inferior (Loma de Guadalupe). O projeto parte da premissa de criar um volume livre no centro do terreno, isolando-o de seus vizinhos imediatos através de um gesto contextual que o desvincula da paisagem heterogênea forma da pelas demais construções. 

© Luis Gordoa

A construção em blocos de concreto e vigotes cria um jogo construtivo onde todos os elementos estão aparentes. As empenas e as vigas dialogam em um jogo de entrepisos que deslizam um sobre o outro enfatizando o esforço de compressão dos materiais. Os vãos da casa são como interrupções na continuidade das paredes, perfurações no volume, estabelecendo, assim, uma linguagem arquitetônica de presença e ausência da estrutura.

© Luis Gordoa

O projeto é um jogo de montagem e composição dos sistemas construtivos no qual o espaço habitável se encontra no vazio intersticial da estrutura.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Búhos / Ambrosi I Etchegaray" [Casa Búhos / Ambrosi I Etchegaray] 31 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-93072/casa-buhos-slash-ambrosi-i-etchegaray> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.