Assemblage Vence o Concurso para Parlamento Iraquiano

Assemblage superou no concurso uma série de escritórios prestigiados - como Zaha Hadid Architects, Capita Symonds, Fevre Gaucher e ADPI - para o projeto do Complexo do Novo Parlamento Iraquiano em Bagdá. O projeto de um bilhão de dólares americanos contempla o desenho de um novo complexo a grande escada em meio dos resquícios de uma antiga mesquita parcialmente construída planejada por Saddam Hussein.

© Assemblage

O escritório com base em Londres, será premiado com USD$250,000 e proporá realizar um master plan para a cidade vizinha, assim como outros edifícios governamentais, um novo hotel e parques públicos. O júri planeja exibir os projetos entregados ao concurso. No entanto, ainda não foi dita uma data definitiva.

O conceito do Assemblage para o parlamento está concebido como uma obra de desenho urbano e não como um objeto arquitetônico de grande tamanho. A maioria do complexo se forma como um padrão de ruas - interiores e exteriores - e pátios verdes, conectando uma série de edifícios de distintas funções. Neste tecido, edifícios emblemáticos e praças principais se destacam, como o Conselho de Representantes e o Conselho Federal. O diálogo dos edifícios emblemáticos num tecido urbano de baixa altura é muito legível e navegável.

© Assemblage

Os pátios e ruas permitem uma excelente iluminação natural e acesso a serviços. Uma extensa estrutura de persianas verticais se estendem através do tecido por dois andares, dando continuidade de sombra e uma zona de serviço no nível do teto.

O edifício do Conselho de Representantes coloca-se como um marco na praça principal de chegada no eixo do Zawra Park. Possui uma concha circular exterior, que protege o edifício e cujas intensas sombras refletem o intenso sol iraquiano. Uma sala de conferências de imprensa encontra-se no nível do solo. Generosas áreas adjacentes à fachada poderão ser ocupadas em todos os pavimentos, animando todo o perímetro em todos os níveis. A circulação é simples e intuitiva.

Um edifício moderno do parlamento deve encarnar a transparência entre os cidadão e seu governo, refletindo a relação democrática essencial. Esta não é a transparência literal, se não a que se trata do sentimento do edifício de propriedade pública e acessibilidade. Deve-se transmitir a possibilidade positiva do Estado: maior que o indivíduo, mas também de apoio e compromisso - não agressivo ou opressivo.

© Assemblage

O edifício de Conselho de Representantes possui a forma de um círculo: uma geometria forte, simples de grande poder arquitetônico e linhagem. Neste contexto como uma imagem do Estado, é um símbolo de convergência e estabilidade. Um círculo não possui uma fachada, apresentando a mesma cara a todos. Eixos divergentes são coordenadas colocas em acordo. A planta circular do edifício reflete o estilo dos hemiciclos dentro de si mesmos - uma geometria de acordo - e permite vistas em todas as direções desde as generosas áreas perimetrais. Referência direta também à histórica Cidade da Paz, da qual Bagdá toma seu nome.

Arquitetura: Assemblage
Localização: Bagdá, Iraque
Cliente: Governo Iraquiano
Arquiteto Executivo: Adamson Associates
Sócio Iraquiano: Al Khan
Engenheiros: Buro Happold
Gestão do Projeto: Schumann Smith

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Assemblage Vence o Concurso para Parlamento Iraquiano" 19 Jan 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-92695/assemblage-vence-o-concurso-para-parlamento-iraquiano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.