Pavilhão de Tetrabriks / CUAC Arquitectura + Sugarplatform

© Javier Callejas

Pavilhão de Tetrabriks / CUAC Arquitectura + Sugarplatform - Mais Imagens+ 11

Descrição enviada pela equipe de projeto. Pelo motivo do Dia Internacional da Reciclagem, o Departamento de Meio ambiente do Governo de Granada e a empresa de recolhimento de resíduos (RESUR) uniram-se para a difusão e a conscientização da reciclagem de uma particular embalagem, a caixa de leite comum, o Tetrabrik. Assim, investigou-se as possibilidades construtiva deste elemento tão singular. O resultado foi um pavilhão construído com mais de 45.000 peças recicladas de mais de 100 colégios da província de Granada, que bateria o Recorde Mundial na Categoria de Maior Construção com Material Reciclado do Mundo.

© Javier Callejas

Projetou-se um novo sistema construtivo a partir da montagem dos bricks com materiais simples e resistentes: clipes e grampos permitiriam fixar as abas de uma peça com a outra formando ângulos de 135º. Estes elementos poderiam ser facilmente separados das embalagens através de processos simples na fábrica de reciclagem.

Fachada

O sistema buscaria minimizar o tipo de elementos necessários gerando a maior versatilidade possível. Criaram-se 2 tipos de módulos autoportantes: a parede, como peça base maciça (com sua variante treliçada para dar transparência e deixar passar a luz) e a rótula, como peça núcleo que une duas peças base perpendiculares ou em distintos ângulos. Em definitivo, trata-se de um kit de caixas de leite que, como peças de um LEGO, permitem a maior facilidade de montagem no tempo recorde fornecido de 2 semanas.

© Javier Callejas

O lugar selecionado para a montagem da estrutura foi o pátio de acesso à Torre de Observação do Parque das Ciências de Granada. Assim, como antessala ao acesso inferior da torre, o pavilhão se desenvolveria de forma labiríntica, criando uma variedade de espaços internos: pátios de diferentes dimensões contidas dentro das árvores existentes, diferentes espaços com alturas variadas, às vezes cobertos com vigas em forma de ramificações de caixas, além de uma torre que, como espaço expositor, filtra a luz e a sombra através de suas paredes treliçadas.

© Javier Callejas

O resultado é uma estrutura de 30 metros de largura por 15 metros de comprimento e 7 metros de altura, construída inteiramente por caixas de leite.

© Javier Callejas

O pavilhão mudaria para uma usina de reciclagem passadas duas semanas, como a parte final do processo  do Recorde Mundial Guinness reciclável.

Fachada

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Granada, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão de Tetrabriks / CUAC Arquitectura + Sugarplatform" [Pabellón de Tetrabriks / CUAC Arquitectura + Sugarplatform] 16 Jan 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-91871/pavilhao-de-tetrabriks-slash-cuac-arquitectura-plus-sugarplatform> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.