A luz no fim do túnel: A reinvenção da Arquitetura na Espanha a partir da Crise

A Europa está em crise. Pelo que nos interessa, a Espanha está enterrada até o pescoço em toda lama da crise. A arquitetura, o setor mais afetado, nada nos pântanos da crise. Estamos fartos de falar da crise. Nós a encontramos de costas e sem esperá-la, chocou-se contra nossas mentes dormidas, a devoramos, a digerimos, a vomitamos.

Não necessitamos já do porquê, buscar os culpados, conhecer o quem, o como, o quando. Já sabemos de tudo.  

Cansada do debate constante sobre as causas da crise em seu país, Ana Asensio compartilhou com Archdaily esta interessante e otimista reflexão sobre o futuro da arquitetura na Espanha. A crise obrigou a buscar novas formas de desenvolvimento para seguir em frente, as que aparentemente estão terminando com uma série práticas que silenciosamente estavam gerando um prejuízo maior à profissão neste país.

É assim que - depois de tudo - parece haver uma luz no fim do túnel... Convidamos você para debater a respeito com base no texto completo escrito por Ana Asensio Rodríguez, a seguir.

En el colapso del sistema, crecer © Ana Asensio

Parafraseando Borges em seu artigo O triunfo dos medíocres (El triunfo de los mediocres), “Reconhecer que o principal problema da Espanha […] é que nos convertemos num país medíocre. […] É medíocre um país onde o brilho do outro provoca suspeita, a criatividade é marginalizada - quando não roubada impunemente - e a independência sancionada. Um país que fez da mediocridade a grande aspiração nacional. […] Medíocre é um país que permitiu fomentado e celebrado o triunfo dos medíocres, encurralando a excelência até deixá-la duas opções: sair do país ou ser engolido pela maré imparável da cinza mediocridade ".

Saber que esta crise tem deixado de ser faz muito tempo apenas uma crise econômica. É uma crise moral e psíquica, que afeta todos e cada um dos que o amam (ou uma vez amaram) este país, que forma parte de todas e cada uma das conversas familiares, dos encontros entre amigos, das pausas de trabalho, das conversas na fila do supermercado.

Otros caminos posibles © Ana Asensio

A palavra 'crise' está há cinco anos em nossa boca azedando como um vinho ruim, apodrecendo em nossos ouvidos, criando tumores em nossas cabeças. O pessimismo e a negatividade parecem deixar, como disse Borges, apenas duas opções: sair do país ou deixar-se engolir pela imparável maré cinza [...].

Mas não é assim. Tem algo mais. Tem pessoas energéticas e lutadoras. Positivas e felizes. Tem pessoas reativas, químicas, explosivas. Pessoas que em momentos de prosperidade não é necessário escutar porque a vida é simples demais. Vozes sussurradas mas perpétuas, tenazes, criativas e sobreviventes. Estão aí, e quando tudo falha, quando nosso mundo estável se torna instável, os ouvidos se abrem, os olhos se tornam brilhantes e o coração começa a sentir que outra maneira é possível.

Ventana abierta a otras arquitecturas © Ana Asensio

Apenas temos que fazer um breve repasse pela história para descobrir que por atrás de cada crise da índole que seja, houve um florescimento cultural, uma reação propositiva, um espírito experimental. Cromatismo atormentado inventivo, impresso na pele, fazendo o seu caminho através da floresta escura da já vista mediocridade:

- Nem todos que emigram o fazem por sobrevivência, muitos sempre quiseram abrir seus horizontes. 

- Nem todos os que voltam às universidades o fazem por tédio: a maioria nunca encontrou tempo ou oportunidade de fazê-lo e era seu espinho incravado.

- Nem todos os que têm que reinventar sua profissão fazem algo que detestam, algo com menos valor para a pessoa. De cada mudança se aprende e se descobre algo.

El valor de lo que puedes hacer con tus manos © Ana Asensio

A famosa e triste crise nos trouxe à Espanha também outras coisas; nos trouxe o fim da especulação do solo, a ruptura da arquitetura desumana, desrespeitosa, impagável, inalcançável, indigna; o respiro a nossos parques naturais que já não podiam estar mais encurralados, o aumento dos projetos de pesquisa; a consciência sustentável da arquitetura; conhecer o valor real das coisas, descobrir tudo o que cada um é capaz de fazer com suas próprias mãos; perguntamos pelo passado para caminhar em direção a um futuro possível; a multidisciplinaridade e o trabalho em equipe; a comunicação direta frente à manipulação dos meios; a união das mãos contra todas e cada uma das injustiças.

Estudiantes en un taller de arquitectura excavada © Ana Asensio

União. Consciência. Energia. Criatividade. Cooperação. Arte.

Essas são as palavras que quero escutar quando compartilho uma cerveja com um velho amigo, quando pego um avião para visitar minha família, quando vejo crescer os pequenos entre pessoas de sorriso e olhar translúcido.

Curso sobre tierra cruda en Marruecos organizado por cooperación interuniversitaria © Ana Asensio

Quero saber de projetos de cooperação ao desenvolvimento, de sinergias, de autoconstrução assistida, de congressos organizados por estudantes sem nenhuma ajuda financeira mas carregados de conteúdo e ilusão. Quero saber de associativismo, de cooperativas, de aldeias autogestionadas.  

Iniciativa privada, autoconstrucción y técnicas tradicionales © Ana Asensio

Quero ver esse arco-íris em que a arquitetura na Espanha luta contra o manto de tristeza e pessimismo.

Eu quero tudo... e duvido que seja a única.

Colaboración, trabajo en equipo © Ana Asensio

Texto por Ana Asensio Rodríguez / Espanha, Novembro 2012 . Acesse outros artigos de sua autoria no seguinte link.

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "A luz no fim do túnel: A reinvenção da Arquitetura na Espanha a partir da Crise" [La luz al final del túnel: La reinvención de la Arquitectura en España a partir de la Crisis] 13 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-91424/a-luz-no-fim-do-tunel-a-reinvencao-da-arquitetura-na-espanha-a-partir-da-crise> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.