Edifício do Cine Belas Artes pode ser transformado em Centro Cultural

O novo Secretário da Cultura da cidade de São Paulo, Juca Ferreira, deseja transformar o edifício que era ocupado pelo Cine Belas Artes, desativado desde de 2011, em centro cultural e desta forma acabar com a disputa comercial pelo imóvel.

A gestão do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, pretende desapropriar a construção do antigo Cine Belas artes e transformá-la em um espaço cultural da Prefeitura de São Paulo, pondo fim à polêmica do fechamento do cinema. O Secretário da Cultura afirma que somente declarando o edifício de utilidade pública será possível evitar que o local seja ocupado por um estabelecimento comercial, como já planeja o atual proprietário do imóvel.

Segundo o site do Estadão, Fábio Luchesi Filho, advogado de Flávio Maluf, dono do imóvel, afirma que as negociações para alugá-lo estão em "fase avançada". "Logo, logo, vocês vão ver uma loja funcionando ali", disse ontem ao jornal. A maior dificuldade em transformar o imóvel é o fato de a fachada ser tombada.

Juca Ferreira diz que a única medida jurídica que garante o uso do edifício como cinema seria a desapropriação. Posto isto, uma das ideias do governo é comprar o imóvel e procurar parcerias com a esfera privada para transformar o espaço em um centro multicultural.

Via Estadão.

Sobre este autor
Cita: Fernanda Britto. "Edifício do Cine Belas Artes pode ser transformado em Centro Cultural" 10 Jan 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-91126/edificio-do-cine-belas-artes-pode-ser-transformado-em-centro-cultural> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.