Clássicos da Arquitetura: Wall House 2 / John Hejduk

Clássicos da Arquitetura: Wall House 2 / John Hejduk - FachadaClássicos da Arquitetura: Wall House 2 / John Hejduk - Janela, FachadaClássicos da Arquitetura: Wall House 2 / John Hejduk - JanelaClássicos da Arquitetura: Wall House 2 / John Hejduk - FachadaClássicos da Arquitetura: Wall House 2 / John Hejduk - Mais Imagens+ 21

Oito volumes de diferentes tamanhos e formas organizam-se em torno de um eixo central horizontal e um plano vertical. Acompanhando os volumes, um plano bidimensional desconectado, e grupos de espaços funcionais aparecem separados uns dos outros.

Clássicos da Arquitetura: Wall House 2 / John Hejduk - Janela
© Liao Yusheng

O plano vertical, uma imensa parede, é fundamental para o projeto. É o elemento que organiza o conjunto. Por um lado, em sua fachada principal, quatro volumes se ordenam verticalmente. Pelo lado oposto, os outros quatro volumes se ordenam horizontalmente através de um eixo perpendicular à parede que dá nome à casa. No seu extremo está a entrada principal.

Clássicos da Arquitetura: Wall House 2 / John Hejduk - Fachada
© Liao Yusheng

O uso de cores vibrantes acentua a distinção visual entre os volumes, que são acessíveis por uma escada espiral que fica nas costas do plano bidimensional. Dividindo o espaço, esse plano parece ser independente do resto do edifício, conectada aos volumes por ligações envidraçadas.

Planta nível superior

Entrando na casa, um lance de escadas conduz à sala de estudo, cozinha e sala de jantar. O primeiro andar contém um quarto, e o pavimento mais alto, a sala de estar. 

Clássicos da Arquitetura: Wall House 2 / John Hejduk - Fachada
© Liao Yusheng

Os volumes parecem estar em balanço, todos apoiados no grande eixo central, mas no entanto, cada volume é suportados por um grid de pilares. Deixando o plano bidimensional como um elemento simbólico do desenho, e não estrutural.

Clássicos da Arquitetura: Wall House 2 / John Hejduk - Janela
© Liao Yusheng

A casa é um estudo da relação entre o interior e o exterior. É uma nova leitura da arquitetura corbusiana, além de suas formas e imagens.

A residência foi projetada pelo arquiteto norte-americano John Hedjuk em 1973 para um colega de faculdade. Deveria ser construída em Ridgefeld, Connecticut, porém devido ao alto custo da construção, o projeto foi colocado em espera. Até que a companhia Groningen, da Holanda, teve um especial interesse pelo projeto, e decidiu patrocinar a construção de 232 metros quadrados.

Clássicos da Arquitetura: Wall House 2 / John Hejduk - Janela
© Liao Yusheng

Atualmente, a residência é dividida em três partes: pública, semipública e privada.

Se um pintor pode, através de uma simples transformação, tomar uma vida tridimensional e pintá-la num quadro como uma natureza-morta, poderia ser possível ao arquiteto tomar a natureza morta de um quadro e, através de uma simples transformação, construí-la em vida?” —John Hejduk.

Groningen, Países Baixos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  232
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  1973
  • Fotógrafo
    Fotografias:Liao Yusheng

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Wall House 2 / John Hejduk" 07 Jan 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-90513/classicos-da-arquitetura-wall-house-2-slash-john-hejduk> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.