Residência Veredas / Gema Arquitetura

Residência Veredas / Gema Arquitetura  - Mais Imagens+ 10

  • Competição

    IAB-MG
  • Premio

    Menção Honrosa
  • Projeto

    Residência Veredas
  • Arquitetos

  • Localização

    Condomínio Veredas das Gerais, Nova Lima, Minas Gerais
  • Arquitetura

    Gema Arquitetura e Urbanismo
  • Arquitetas

    Nara Grossi e Priscila Almeida
  • Área

    222.0 m2
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

Cortesia de Gema Arquitetura

O projeto desta moradia, inserida no plano de um condomínio em Nova Lima, orientou-se por um conjunto de pré-requisitos bem definidos pelo cliente: uma casa de pequenas dimensões, de preferência em pavimento único e que tivesse interação com a paisagem. Além disso, o cliente solicitou uma casa com personalidade, de arquitetura contemporânea, diferente das construídas na região, em sua maioria com grandes telhados e revestimentos em pedra.

Planta térreo

O estudo partiu de um eixo central que avança pelo declive do terreno demarcando blocos fronteiriços entre o ambiente íntimo e a área social. Os dois blocos estão implantados desnivelados em meio nível, de forma a evitar grandes movimentações de terra: a casa pousa no lote. Com fachada frontal fechada para a rua, a residência tem sua indicação de acesso na intersecção dos blocos, em eixo divisor que articula a volumetria, associado a rasgos, planos e cores que fortalecem a percepção do objeto arquitetônico. A garagem saiu da fachada da casa, o que era uma das premissas do projeto. Os carros são vistos apenas lateralmente, em acesso secundário na composição da residência.

Cortesia de Gema Arquitetura

A discrição da relação com a rua se contrapõe à transparência e integração total de quando se adentra a casa.  A área social conforma-se em espaço único, amplo, com seus usos do dia a dia permeáveis e expandidos em sua relação com a paisagem. Estar, comer e lazer se dão integrados, representando novos hábitos de morar.  

Cortesia de Gema Arquitetura

A área íntima, meio nível acima do nível de acesso, tem maior privacidade sem perder a conexão espacial e visual com a área externa. O desnível nas lajes de cobertura permitiu a criação de rasgos em vidro para entrada de luz natural. A lavanderia está integrada à área íntima, também fruto da adaptação e praticidade de uso no dia a dia do casal.

Cortesia de Gema Arquitetura

Um jardim interno reforça a conexão entre os dois blocos, trazendo o verde da paisagem para o interior da residência.  Ele permeia a área social, a circulação íntima e o quarto do casal.

Cortesia de Gema Arquitetura

A estrutura da casa, em concreto armado, participa inclusive de alguns planos de fachada, estruturadores da construção. O concreto aparente, associado a cores vivas e contrastantes, compõe a volumetria, que procurou evitar o branco como revestimento externo. Os tetos repetem a solução do concreto aparente e o piso em madeira se estende por toda a residência, exceto nas áreas molhadas, que seguirão um padrão de piso em pastilhas pretas. A variação de materiais é mínima, buscando unidade de projeto e reforçando o caráter de racionalidade e simplicidade construtiva.

Corte

O projeto dessa residência buscou responder às expectativas do cliente de forma consciente e criativa, propondo um espaço arquitetônico de qualidade, bem articulado e integrado com o entorno, com soluções construtivas simples e alinhadas com a produção contemporânea. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Jorge Alves. "Residência Veredas / Gema Arquitetura " 04 Jan 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-90197/residencia-veredas-slash-gema-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.