Concreto biológico para muros verdes

O Grupo de Tecnologia de Estruturas da Universidade Politécnica da Catalunha desenvolveu uma espécie de concreto que tem a capacidade de fazer crescer naturalmente organismos vegetais.

Trata-se de uma mistura de dois tipos de cimento, um convencional e outro com base de fosfato de magnésio.

O material, ideal para ser utilizado em fachadas, oferece vantagens como a redução de CO2, o aumento do conforto térmico, além do fator estético.

Este tipo de concreto é o suporte ideal para o crescimento de microalgas, fungos, liquens e musgos. O objetivo do Grupo de Tecnologia é encontrar uma forma de acelerar o crescimento destes organismos e, assim, obter um aspecto mais verde para o concreto em menos tempo. Além disso, a idéia é que estas fachadas mudem de cor durante o ano, tornando evidente a mudança das estações e como isso se manifesta na vegetação.

Para que este material funcione de maneira ideal, modificou-se certos parâmetros, como a rugosidade e porosidade das camadas mais externas. Pode-se dizer que este material é um componente de múltiplas camadas, com uma primeira estrutural, em seguida a impermeabilização e em seguida uma camada biológica, que permite o crescimento de organismos. Finalmente, uma camada de revestimento que permitirá a captação da água pluvial e evitará seu desperdício. 

Este concreto biológico permite vantagens como a absorção de CO2, controle térmico no interior dos edifícios graças a este substrato que capta a radiação solar, e, além disso, suas características estéticas. Este concreto verde é pensado para que possam se desenvolver diferentes áreas de colônias vegetais, deste modo, pode-se criar fachadas personalizadas com diferentes tons e padrões. O material pode ser utilizado tanto em edifícios novos como em outros já existentes graças à simplicidade de sua construção.

Atualmente, o material está em via de obter a patente e uma empresa catalã, que fabrica painéis de concreto para edifícios e mobiliário urbano, mostrou-se interessada em comercializar o material.

Via Público.es

Sobre este autor
Cita: Fernanda Britto. "Concreto biológico para muros verdes" 02 Jan 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-89835/concreto-biologico-para-muros-verdes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.