Tribunal Regional do Trabalho / Corsi Hirano Arquitetos + R. Nishimura

Tribunal Regional do Trabalho / Corsi Hirano Arquitetos + R. Nishimura - Fachada, UrbanoTribunal Regional do Trabalho / Corsi Hirano Arquitetos + R. Nishimura - Aço, CorrimãoTribunal Regional do Trabalho / Corsi Hirano Arquitetos + R. Nishimura - Imagem 4 de 19Tribunal Regional do Trabalho / Corsi Hirano Arquitetos + R. Nishimura - FachadaTribunal Regional do Trabalho / Corsi Hirano Arquitetos + R. Nishimura - Mais Imagens+ 14

  • Interiores: Corsi Hirano Arquitetos + R. Nishimura + NL Design
  • Paisagismo: Cristiana Rodrigues e Marilise Castro Arquitetura e Paisagismo
  • Construção: GM e CG
  • Caixilharia: Avec Design
  • Arquitetura: Corsi Hirano Arquitetos + R. Nishimura - Daniel Corsi, Dani Hirano e Reinaldo Nishimura (autores)
  • Colaboradoras Do Concurso: Laura Paes Barretto Pardo e Liana Paula Perez de Oliveira
  • Colaboradores Do Projeto Executivo : Sérgio Matera, Thaís Velasco, Andrea Key Abe, Taís Lie Okano, Renato Borba e Pamella Porto Kaninski
  • Cidade: Goiânia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Tribunal Regional do Trabalho / Corsi Hirano Arquitetos + R. Nishimura - Fachada, Janela
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma oportunidade de inaugurar um lugar, sem fronteiras ou limites definidos, aberto ao indivíduo comum e à sociedade, onde somente com a presença destes tornar-se-á plena de sentido: uma instituição, cívica em sua excelência. Assim, revela-se incontestável e essencial a criação de um espaço democrático: uma nova praça pública e um expressivo marco urbano. 

Tribunal Regional do Trabalho / Corsi Hirano Arquitetos + R. Nishimura - Janela, Urbano
© Nelson Kon

A obra do Fórum do Complexo Trabalhista do TRT-18ª Região concretiza o projeto do concurso nacional de arquitetura vencido em 2007. Este determinava sua execução na porção norte do terreno, contendo a maior parte da área do conjunto e suas atividades mais públicas. Aliadas a isso, a carência de espaços públicos no contexto local, o fato da quadra estar inserida numa região predominantemente residencial e o caráter simbólico e institucional do complexo, levaram a uma implantação idealizada em blocos integrados por uma praça ordenadora do conjunto, qualificando o espaço urbano local e criando um conjunto arquitetônico representativo de seus valores para o cidadão goiano. 

Tribunal Regional do Trabalho / Corsi Hirano Arquitetos + R. Nishimura - Urbano, Fachada
© Nelson Kon

A força da geometria pura e predominantemente horizontal do Fórum se impõe como um novo marco urbano de Goiânia, possibilitada por sua materialidade e tecnologia inovadoras. Uma arquitetura que se comunica com o indivíduo, oferecendo-o ao menos um instante de pausa e emoção. A construção se fundamenta pela qualidade de seus espaços, solucionando de modo singular as questões de iluminação e ventilação.

Detailed Section

 O edifício é constituído por uma superfície exterior e outra interior. A exterior se constitui por vidros duplos laminados que tem como principal função a proteção contra insolação excessiva e intempéries. Isto é potencializado por sua coloração cinza e pela serigrafia desenhada para o projeto em função de cálculos de transparência e opacidade ideais. 

Tribunal Regional do Trabalho / Corsi Hirano Arquitetos + R. Nishimura - Imagem 4 de 19
© Nelson Kon

O vermelho em algumas faixas representa o Direito. Os vidros, soltos em todo seu perímetro, são sustentados por garras metálicas e presilhas de aço escovado que os fixam em quatro pontos. A interior é constituída por caixilhos de alumínio e vidros transparentes, fixos ou móveis.A utilização do recurso da fachada dupla faz com que o edifício evidencie sua sobriedade formal além de colaborar para a eficiência energética da arquitetura.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Goiânia - Goiás, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Tribunal Regional do Trabalho / Corsi Hirano Arquitetos + R. Nishimura" 27 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-89506/tribunal-regional-do-trabalho-slash-corsi-hirano-arquitetos-plus-r-nishimura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.