Centro de Serviço do Automóvel / Beriot, Bernardini Arquitectos

Centro de Serviço do Automóvel / Beriot, Bernardini Arquitectos - Mais Imagens+ 32

Alcorcón, Espanha

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto pretende traduzir a otimização do funcionamento do programa na resolução forma do edifício, buscando uma arquitetura coerente, contundente, clara e altamente visível.

© Miguel de Guzmán

A disposição de uma peça elevada de armazenamentos de veículos configura a imagem do edifício na escala distante, e gera abaixo deste volume um núcleo público, aberto em toda sua fachada principal e laterais, como uma grande espaço único.Concebido como uma grande praça contínua oferecida ao cleinte, engloba o estacionamento, zona de perícia e entrega e recolhimento de veículos, e o espaço de exposição e atenção ao público. A área de atendimento ao público aparece como um pavilhão único, permeado, simultaneamente, pelo núcleo de atividades interior e o exterior.  

© Miguel de Guzmán

Atrás destes espaços públicos, estão organizadas as circulações verticais de veículos, mediante rampas sobrepostas de duplo sentido que acessam os armazéns de veículos situados no subsolo e no primeiro pavimento. No primeiro andar, dedicado principlamente ao estacionamento, estão alocados também a oficina e espaços serventes sobre a zona da rampa. Sobre esta franja posicionam-se instalações de climatização, centro de transformação de caldeira. O fechamento vertical deste pavimento é feito com painéis de metal troquelado, constituindo uma pele permeável que oculta seu uso.  O uso da cor roxa corporativa converte este corpo em um elemento claramente localizável e identificável.

© Miguel de Guzmán

O subsolo é dedicado ao armazenamento dos veículos, reservando o espaço abaixo da rampa para as instalações. Neste nível são dispostos também o túnel de lavagem de veículos. 

© Miguel de Guzmán

Foi dado especial atenção às circulações do edifício para assegurar um funcionamento fluído. Estas são baseadas em um esquema de dois anéis de sentido inverso - circulação dos clientes um, e circulação interna outro- tangentes à zona de perícia, onde acontece a troca de veículos. O funcionamento previsto é: entrada de veículos (para reparo ou substituição), conduzido pelo cliente, ao núcleo de atividades, onde se estaciona nas vagas preparadas para tal fim; retirada do veículo para o primeiro pavimento, pela rampa, até a oficina; entrada do veículo para entregar ao cliente (veículo reparado ou substituído) ao núcleo de atividades desde o subsolo, previamente passado pelo túnel de lavagem; saída do centro.

© Miguel de Guzmán

Construtivamente, opta-se por utilizar unicamente os sistemas mais habituais nos edifícios industriais, perseguindo a contenção de prazos e a simplicidade de execução, apostando ainda na pre-fabricação para garantir essa rapidez.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Alcorcón. Madrid. Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Serviço do Automóvel / Beriot, Bernardini Arquitectos" [Centro de Servicio del Automóvil / Beriot, Bernardini Arquitectos] 25 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-89092/centro-de-servico-do-automovel-slash-beriot-bernardini-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.